segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

30/11/2012 -- 17h07
Guarda municipal tem arma roubada na UPS do Uberaba
Rodrigo Batista - Redação Bonde
 

Um guarda municipal teve a arma roubada em Curitiba no final da manhã desta sexta-feira (30), no bairro Uberaba. Ele foi assaltado trabalhava por um bandido em uma motocicleta, enquanto trabalhava em frente à Escola Municipal Michel Khury, na Rua Adhmar Vieira de Araújo, que fica na área da UPS do Uberaba.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o guarda municipal colocava cones em uma rua em frente a uma escola do Uberaba quando foi surpreendido por um indivíduo em uma motocicleta. O bandido o rendeu e o ameaçou, segundo a prefeitura, com outra arma e levou o armamento do guarda.

Ainda de acordo com a prefeitura, o guarda não ficou ferido. Ele foi encaminhado a uma base da Polícia Militar para fazer boletim de ocorrências. A PM, segundo a prefeitura, deve realizar as buscas para encontrar a arma.

Guarda municipal é flagrado abusando de menina de 10 anos em Teixeira de Freitas

Jorge Souza da Silva, 53 anos, violentou a menina dentro da escola onde ela estudava. As câmeras da escola flagraram tudo

30.11.2012 | Atualizado em 30.11.2012 - 13:27
Visualizações: 7813

Tamanho da letra: -A | +A


Da Redação
Atualizada às 17h37

Um guarda municipal foi preso acusado de abusar sexualmente de uma menina de 10 anos no município de de Teixeira de Freitas, que fica a 910 quilômetros de Salvador. Segundo a polícia, Jorge Souza da Silva, 53 anos, abusou da criança na escola em que trabalhava como vigia. Ele conheceu a menina em um evento de uma igreja evangélica e prometeu um celular para atrair a menina para a escola fora do horário de aula.
Jorge foi preso em casa por investigadores da Delegacia Especializada da Mulher (Deam) na tarde de ontem e em seguida encaminhado para a carceragem da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). 
Segundo o delegado Manoel Andreetta, da Deam, o caso aconteceu na noite do dia 28 de novembro na Escola Municipal Alcionor Barbosa. O guarda pediu para a menina de 10 anos encontrá-lo na escola, onde daria para ela um celular. A criança chegou por volta das 19h30. "Ele faz registro de casamento, é bem religioso, tem tem acesso às crianças, tem a confiança da comunidade", explica o delegado.
De acordo com o delegado, as imagens do circuito de segurança registraram tudo e mostram o guarda abusando da criança em vários pontos da escola "Ele começa a acariciar ela. Ele tratava a menina como se fosse namorada, beijando lascivamente na boca, nas partes íntimas, fazendo carícia", diz o delegado. "Ele não sabia que as câmeras estavam funcionando, foram instaladas no dia anterior", acrescenta Andreetta.
No dia seguinte, o guarda ficou nervoso quando soube que as câmeras haviam sido instaladas na escola e buscou saber se já estava funcionando no dia do abuso. Um funcionário estranhou o interesse e acionou a diretora da escola, que assitiu às imagens e percebeu o abuso, chamando a Guarda Municipal. Só então o caso foi levado à Deam.
Jorge negou que tenha abusado de outras crianças, mas a polícia investiga um segundo caso a partir do depoimento da menina, que indicou que uma colega pode ter passado pela mesma situação. Mesmo com o laudo tendo indicado que não houve penetração, o guarda autuado em flagrante por estupro de vulnerável, como determina o artigo 217-A do Código Penal.
Na casa do guarda, a polícia apreendeu um computador e CDs e fitas com filmagens. "Apreendemos para a perícia verificar se tem material de pedofilia", diz o delegado. O material apreendido será periciado em Salvador.

Guarda foi preso em flagrante ao abusar de criança em escola

Guarda Municipal é assassinado em Estiva




MARIA CLARA CUNHA CANTO




O guarda civil municipal de Estiva Gerbi, Márcio Aparecido Juliare, de 45 anos, foi assassinado na noite de sábado, dia 17, nas proximidades de um posto de combustíveis.
Os bandidos atiraram no GM pelas costas. Segundo informações, Márcio fazia a segurança do posto durante suas folgas.
Duas versões foram apresentadas para o caso. A primeira de que o GM teria dado voz de prisão aos assaltantes e a segunda de que o guarda estaria falando ao celular quando foi alvejado pelas costas. Os disparos teriam atingido a nuca e as costas de Márcio, perfurando o pulmão e o coração.
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Os bandidos fugiram levando R$ 800 em dinheiro do posto e a pistola PT380 do GM.




Notícia Postada em 26/11/2012
Data da publicação 27/11/2012 | Hora da publicação 17:52:22.

Com coletes, Guarda Municipal vai voltar as ruas


Criciúma - Uma reunião articulada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Serviço Público de Criciúma e Região Siserp/CRR/CUT), na tarde desta terça-feira, com a direção da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), encaminhou o retorno aos trabalhos normais da Guarda Municipal, o que deve ocorrer na próxima semana, quando a Autarquia espera entregar os coletes balísticos e outros equipamentos individuais de segurança aos profissionais.

"Conseguimos, finalmente, encaminhar uma solução para atender a reivindicação dos trabalhadores, que estavam nas ruas para dar segurança aos cidadãos, mas sem que eles próprios tivessem a segurança necessária para exercer as suas atividades", explica a presidente do Siserp/CRR/CUT, Maria Bárbara Teixeira Righetto. Para consumar a situação, resta apenas a aquisição de coletes balísticos, o que deve ocorrer até o final desta semana, conforme planeja a ASTC.

Uma assembléia dos guardas municipais, nesta quarta-feira, vai definir entre duas propostas da ASTC: adquirir 43 coletes balísticos, ou 24 coletes e quatro pistolas de choque, para uso durante os plantões, ficando o restante dos coletes para fevereiro ou março do ano que vem. Outra reivindicação pendente é em relação da cor do uniforme da corporação, de verde para azul, como em todo país, o que pode ocorrer em maio, quando está prevista nova aquisição de uniformes.

Os servidores da ASTC, que desde o início do mês não vão ás ruas como forma de pressão, reivindicaram e foram atendidos com benefícios de seguro de vida em grupo, disposição para elaboração do plano de cargos e salários, organização para trabalhos de equipes de educação para o trânsito e segurança comunitária, fornecimento de protetor solar de qualidade, spray de pimenta para emergências e cursos de defesa pessoal e rever a quantidade de profissionais em horários de pico em equipamentos municipais, como Parque das Nações e Terminal Central do Transporte Coletivo, entre outros.

O clima de insatisfação entre os servidores da ASTC iniciou no final de outubro e a mobilização detectada pela diretoria do Siserp, segundo Bárbara, esteve muito próxima da greve. A categoria é dividida em dois segmentos, guardas municipais e agentes de trânsito ? e tem pendências desde o acordo coletivo firmado em abril de 2011, como é a não disponibilização de coletes balísticos, por exemplo.

Há três semanas os profissionais dos dois segmentos estão dando plantão na sede da ASTC, sem atuar nas ruas, até que as condições pessoais de segurança sejam atendidas. Os agentes de trânsito exigiram uniformes diferenciados, com camisetas oficiais, que foram confeccionadas e devem ser entregues até o final desta semana, quando voltam as atividades normais nas ruas da cidade.
  • Guarda Municipal indica quatro nomes para ocupar secretaria de Defesa Social de Londrina


Os escolhidos foram o primeiro ocupante da pasta e fundador da Guarda Municipal, Benjamin Zanlorenci, que foi exonerado após as denúncias de irregularidades no curso de formação da corporação e romper com o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT); o ex-comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Jorge Luiz, o ex-comandante do Tiro de Guerra, Antônio Carlos Reis; e o ex-policial militar e civil, Valdir Rossi.
O presidente da associação, Fernando Ferreira das Neves, contou que já entregou ao prefeito eleito as indicações. "Sempre há a possibilidade do prefeito não aceitar as sugestões, apesar que ele falou que provavelmente vai escolher um dos quatro nomes. Nós aceitaremos qualquer nome que o prefeito escolher, mas assim como ele nos cobrou, vamos cobrar dele uma nomeação de uma pessoa técnica e capacitada", colocou.

Divulgação / PML
Guarda Municipal indica quatro nomes para ocupar secretaria - PML
Guardas convenceram Kireeff a armar a corporação

Segundo Neves, todos os escolhidos participaram do curso de formação da Guarda Municipal e sabem do funcionamento da corporação. A categoria já realizou diversas reuniões com Alexandre Kireeff, inclusive antes dele ser eleito. Um dos pontos tratados era o armamento dos profissionais.
"Nós fizemos uma reunião com ele antes dele ser eleito, ele tinha uma ideia totalmente contrária a armar a GM, mas ele havia mudado um pouco de opinião porque não tinha conhecimento de alguns fatos. Agora ele é favorável, vai armar a Guarda, mas para isso primeiro vai procurar equipar melhor, com viaturas, uniformes, tudo que é essencial para depois armar", declarou.
  • Guardas municipais começam curso para fiscalizar trânsito de Londrina


Um grupo de 20 guardas municipais começaram, na manhã desta segunda-feira (26), um curso de 120 horas-aula sobre leis de trânsito. Eles vão ajudar os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a fiscalizar o tráfego de veículos do Centro de Londrina.

O secretário municipal de Defesa Social, major Raul Vidal, informou que foi firmado um convênio entre a pasta e a CMTU. Um relatório elaborado pela Diretoria de Trânsito da companhia mostra que há um déficit de aproximadamente 150 agentes para fazer o trabalho de vistoria.
Como não há previsão de contratação de novos funcionários, o município optou por usar os guardas para o trabalho. O curso começou depois que a Procuradoria Jurídica do Município elaborou um parecer aprovando o convênio e considerando que não haveria desvio de função.

Alexandre Sanches
Guardas municipais começam curso para fiscalizar trânsito - PML
Guardas vão ajudar na fiscalização principalmente
no Centro

Segundo Vidal, não há a intenção de "roubar" o trabalho dos agentes, mas de ajudá-los diante do quadro insuficiente de profissionais. "O convênio dá obrigações para as duas partes, a GM seria uma colaboradora da CMTU na parte policial de trânsito. Para nós do município é interessante porque a GM vai estar no Centro de Londrina", colocou à rádio Paiquerê AM.
Inicialmente, os guardas não poderão aplicar multas, apenas visualizar as infrações. Há a intenção ainda de destinar outros profissionais para o serviço. A corporação fez um concurso  público para contratar 100 novos homens, mas pode chamar outros 40 para atender a CMTU.
A iniciativa do uso de guardas na fiscalização não é bem vista pelo Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano), que defende a categoria dos agentes da CMTU. O presidente Valdir Mestriner afirmou que a Constituição Federal determina que o serviço de fiscalização de trânsito não seja executado por guardas municipais.
ublicado em 28 de Novembro de 2012, ás 09h18min

Convênio com a PF viabiliza porte de arma para GM de Arapongas

Curso de Tiro para a corporação foi realizado no estande do 10º Batalhão da PM em Apucarana

TNOnline Da Redação
Credito: Divulgação Convênio com a PF viabiliza porte de arma para GM de Arapongas(Divulgação )
O prefeito de Arapongas, Beto Pugliese (sem partido), assinou recentemente um convênio entre o município de Arapongas e a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Paraná para a concessão do porte de armas para os integrantes da Guarda Municipal (GM) da cidade.

Beto Pugliese comentou que, após longo processo o município conseguiu preencher todos os requisitos, que vão desde a formação adequada das três turmas, com carga horária superior a 500 horas de treinamento, até a formação chancelada pela Polícia Federal e que foi realizada nos moldes propostos pelo Ministério da Justiça. Ele também lembrou que a criação da GM de Arapongas foi um dos grandes avanços na área de segurança pública e hoje a Unidade é considerada referência Nacional em operacionalidade e modernidade.

Conforme o secretário de Segurança, major Edwaine Arduin, o curso de tiro teve 160 horas de treinamento onde cada Guarda Municipal efetuou mais de 700 disparos. "É importante destacatr ainda a avaliação psicológica realizada por profissional habilitada na PF e o treinamento na área de Defesa Pessoal, atestado profissional igualmente cadastrado na PF, além de todos os requisitos pessoais que cada GM teve que preencher, como certidões negativas de antecedentes e outros”, disse Arduin.

O Curso de Tiro foi realizado no estande do 10º Batalhão da PM em Apucarana e ministrado pelo capitão Roberto Cardoso, que é instrutor de arma de fogo autorizado pela PF, e pelo tenente Cruz em outras disciplinas operacionais. Com este convênio celebrado, após a publicação da Secretaria de Segurança, será concedido o porte de armas a 48 dos 88 guardas municipais de Arapongas.
0/11/2012 09:19

Polícia descobre uma ‘plantação’ de crack

Adolescente de 17 anos enterrava centenas de porções de crack no quintal de sua residência Adriane Souza/ Sorocaba / Agência BOM DIA
Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Guarda Civil Municipal de Sorocaba na noite de quarta-feira (28). A polícia descobriu que o jovem enterrava no fundo de sua casa centenas de porções de crack enroladas em sacos plásticos, na Vila Sabiá. Por ser um adolescente, o nome  não foi divulgado pela Guarda Civil.
Os guardas-municipais seguiram o adolescente até sua residência após perceberem um comportamento estranho do jovem, que andava pelas ruas do bairro.
Já no quintal da casa, os guardas vasculharam o terreno, utilizando lanternas, pedaços de madeiras e até enxadas. Em vários pontos foram desenterradas pedras de crack prontas para venda. Além disso, um tijolo do mesmo entorpecente, pesando mais de 1 kg, também foi desenterrado. Ao todo foram apreendidas 659 pedras de crack, 538 flaconetes de cocaína e uma pá, que era utilizada para enterrar a droga. O adolescente foi apreendido.
O caso está no Plantão Policial Norte de Sorocaba. A mãe do menor, de 40 anos, pediu ao delegado de plantão que mandasse o filho para Fundação Casa. “Não aceitamos o envolvimento dele com o tráfico e, por isso, já fui agredida por ele”, disse a mulher, que teve o dedo quebrado pelo próprio filho. O nome da mãe também não foi divulgado pela polícia. Ela não quis informá-lo à reportagem para não facilitar a identificação do adolescente.
O jovem, então, foi enviado à Fundação Casa. Segundo a polícia, é a segunda vez que o garoto é apreendido. O jovem negou-se a explicar o que faria com a droga que estava enterrada nos fundos da sua casa.
Crimes bizarros/ A criatividade dos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas parece não ter limites. Sorocaba já foi cenário de outras duas situações inusitadas. Uma delas foi o caso das jovens que escondiam drogas dentro das partes íntimas para evitar a abordagem das forças policiais.
Já um outro adolescente escondia a droga em potes de chocolate para alterar seu cheiro e sabor.

Guardas municipais encontram mais de R$ 260 mil em cheques na zona sul do Rio

MALOTE_CHEQUES
Cheques eram de uma agência bancária de Copacabana
Guardas municipais encontraram 185 cheques que, no total, somavam cerca de R$ 265 mil, na praia de Botafogo, zona sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (30). A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Civil.
Os dois agentes estavam fazendo o patrulhamento de rotina quando avistaram o malote em no canteiro central que fica em frente ao Botafogo Praia Shopping.
Segundo a polícia, os guardas deixaram os cheques na Delegacia de Botafogo (10ª DP). Os cheques eram de uma agência do banco Itaú, que fica na rua Siqueira Campos, em Copacabana, zona sul.
O funcionário da empresa JAD Cargas Expressas, que o malote esqueceu na rua, já foi ouvido.
O R7 procurou a assessoria de imprensa do banco Itaú, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

30/11/2012 12h16 - Atualizado em 30/11/2012 17h53

Reunião do projeto Novo Recife é marcada por confusão e confronto

Dezenas de pessoas invadiram prefeitura para pedir anulação do encontro.
Projeto prevê construção de 13 edifícios em área portuária da capital.

Do G1 PE
43 comentários
Tumulto com guardas municipais marca reunião do projeto Novo Recife (Foto: Luna Markman / G1)Manifestantes tentam invadir sala onde encontro acontece, na Prefeitura do Recife.
(Foto: Luna Markman / G1)
Tumulto, bate-boca e confronto entre manifestantes e guardas municipais do Recife marcaram a reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sede do Executivo municipal, no Bairro do Recife. Dezenas de pessoas invadiram o local para pedir a anulação do encontro programado para debater o projeto Novo Recife, que prevê a construção de 13 torres de edifícios no Cais José Estelita, uma antiga área portuária no centro da capital.
A reunião foi encerrada porque quatro membros pediram vistas. Eles têm 20 dias corridos para analisar os documentos. A próxima reunião ocorre no dia 21 de dezembro.
Usando apitos, mega-fone e gritando palavras de ordem, os manifestantes pediram o cancelamento da reunião alegando que duas cadeiras que representam a sociedade civil no Conselho de Desenvolvimento Urbano estavam vazias. Eles temiam a aprovação do projeto polêmico, que vem recebido críticas da população. Na tarde da quinta-feira, o evento #Ocupe12oAndarDaPrefeituraAs9DaManhaDoDia30!, criado no Facebook, tinha mais de 600 confirmações.
O grupo Direitos Urbanos chegou a solicitar que a reunião fosse realizada no auditório da Prefeitura do Recife, para que mais gente participasse da discussão, mas o pedido foi negado.
Durante a apresentação do projeto pelos engenheiros de uma das construtoras que propuseram o 'Novo Recife', o clima ficou tenso e os guardas municipais ficaram de plantão em frente a uma das salas do 12º andar, onde aconteceu o encontro. Manifestantes tentaram furar o bloqueio para entrar no local.

Guarda abusa de menor e filma

por
Silvana Blesa
Publicada em 01/12/2012 08:08:41
O guarda municipal Jorge Souza da Silva, 53 anos, foi preso em flagrante depois de ser flagrado em gravações, abusando de uma menina de dez anos, dentro da Escola Municipal Alcenor Alves Barbosa, no bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas, interior da Bahia.
Segundo informações divulgadas pela polícia, Jorge comentou com um colega de trabalho ter praticado atos sexuais com a menor e ainda gravado em seu celular. O colega contou para o superior e o caso foi parar na polícia.
Gravações feitas na escola mostram várias cenas em que ele pratica atos lidibinosos.
A delegada da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM), Kátia Guimarães, lamentou o caso. “São cenas lastimáveis para uma pessoa que deveria proteger os alunos e que na verdade pratica uma barbárie como esta”, comentou.
Preso, o acusado confessou o crime e justificou como uma ação de fraqueza.


Guarda Municipal de Dourados será modernizada

Projeto Guarda Municipal: Agente da Cidadania vai modernizar a GM de Dourados - Divulgação
Projeto Guarda Municipal: Agente da Cidadania vai modernizar a GM de Dourados - Divulgação
A modernização da guarda municipal de Dourados mediante a instalação de uma base comunitária a ser implantada no CEPER Antenor Martins, com disponibilidade de maior efetivo e veículos para atendimento de ocorrência. E manutenção de dois postos comunitários, (Praça Antônio João e Terminal Rodoviário). Essa foi a proposta apresentada pelo Município de Dourados à Secretaria Nacional de Segurança Pública Senasp/ Ministério da Justiça.
A aprovação aconteceu neste dia 30 de Novembro, através de Nota Técnica nº 133/2012/GAB/SENASP/MJ e dá um novo rumo aos serviços da corporação.
Pela proposta a GM passará a contar com 8 novos veículos, 4 motocicletas, 10 computadores tabletes com comunicação on line com a central de operações da GM, 10 computadores de mesa, 2 impressoras, software de gerenciamento de ocorrências, Coletes balísticos individuais a todos os GMs, além de coberturas para viaturas e placas de identificação de postos de atendimento comunitário da nossa Guarda Municipal de Dourados.
Segundo Jonecir Ferreira, comandante da Guarda Municipal de Dourados a proposta visa ações sociais de prevenção a violência e ao uso de drogas, principalmente em escolas públicas de nossa cidade e faz parte da valorização do trabalho comunitário da instituição. A celebração do convênio entre município e SENASP, é justificada pelo município não dispor de recursos suficientes para a implantação da proposta como a demanda exige, dependendo assim de fomento prestado pelo Governo Federal.
Edição do dia 03/12/2012
03/12/2012 10h33 - Atualizado em 03/12/2012 10h34

Nove pessoas são mortas durante madrugada na Grande São Paulo

Entre as vítimas, estão um guarda municipal e um ex-policial militar.
Em Guarulhos, região metropolitana, foram registradas seis mortes.

Em São Paulo, nove pessoas foram assassinadas na madrugada do domingo (2) para a segunda (3). Entre elas, estão um guarda municipal e um ex-policial militar.
O ex-policial foi atingido em Guarulhos quando homens passaram atirando contra pessoas que estava num bar.
Já em Jandira, região metropolitana de São Paulo, um guarda municipal que também estava em um bar levou cinco tiros; os bandidos fugiram. Givanildo Henrique da Silva comemorava a vitória de uma partida de futebol.
Um amigo de trabalho contou que era folga de Givanildo. “Duas motos pararam próximo ao bar, os dois garupas desceram em direção ao bar, onde as pessoas estavam comemorando. Os dois homens armados foram para Givanildo e, sem falar nada, efetuaram o disparo”, contou o colega.
A polícia já tem o nome de alguns dos suspeitos de terem matado o guarda municipal e afirma que os assassinos são traficantes e moram no bairro onde o crime aconteceu.
Em Itapevi, cidade vizinha a Jandira, um adolescente de 15 anos, que estava com uma arma de brinquedo, foi baleado por policiais militares. Segundo a polícia, o menor e mais dois amigos tentaram roubar um ônibus.
Em Guarulhos, mais seis pessoas foram baleadas. Elas estavam na frente de um bar quando homens em um carro passaram atirando. Um ex-policial militar morreu e as outras cinco vítimas estão internadas, uma delas em estado grave.
Segurança

Guarda Civil de Guarujá usará armas de fogo no ano que vem

Simone Queirós
Créditos: Rogério Soares
Guardas passarão por treinamento com a PF

A Guarda Civil Municipal de Guarujá se prepara para um upgrade a partir do próximo ano. Além de um concurso que aumentará o efetivo, os guardas passarão a utilizar armas de fogo e pistolas de condutividade elétrica. E com a aprovação da lei que permite a Atividade Delegada nos municípios, a expectativa é ampliar as operações que necessitam da participação da Polícia Militar na Cidade.

Segundo o diretor da Guarda, coronel Raimundo Silva Filho, a ideia é que sejam contratados entre 300 e 360 policiais todo mês, numa média de 10 por dia. A Atividade Delegada é um convênio firmado entre prefeituras e a Secretaria de Segurança Pública, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga. Os PMs podem trabalhar por no máximo 12 dias por mês, sendo que a carga horária não pode ultrapassar oito horas diárias.

Segundo Silva Filho, o intuito da Prefeitura não é utilizar os policiais no policiamento ostensivo, como já é feito pela corporação militar. “Nossa intenção é que eles atuem nas operações que a Guarda Municipal já realiza frequentemente. Assim, não será mais necessário retirar o policial das ruas para acompanhar nossas equipes”.

Paralelamente, a Guarda Municipal dá andamento ao seu projeto de Governança Local, com ações que contam com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania (Pronasci). O Município recebeu R$ 1,250 milhão para adquirir novos equipamentos e veículos. Além disso, contratou uma consultoria para fazer um mapeamento sobre segurança na Cidade. Desse estudo, para o qual a sociedade será ouvida, resultará um Plano Municipal de Segurança.

Armas de fogo
Já as armas de fogo devem demorar um pouco mais. A expectativa é que a parte prática do projeto comece depois do Carnaval. “Esse treinamento será criterioso e rigoroso”.

Para isso, um convênio está sendo firmado com a Polícia Federal, que treinará a Guarda. Será realizado um exame psicológico nos guardas civis, depois um treinamento de tiro com carga horária entre 80 e 100 horas. “Dependemos da Polícia Federal para dar andamento. Mas acredito que no primeiro semestre os guardas já estejam utilizando as armas”.

Segundo o coronel, eles utilizarão tanto o taser como as armas de fogo. “Cada um é utilizado em uma situação diferente.”

Concurso
Para 2013 também está previsto um concurso público, que está em estudo. “Para mim, o ideal é que um grupo de policiais seja chamado anualmente, para termos sempre uma Guarda oxigenada. Mas ainda está sendo definido qual deve ser o efetivo fixo”. Atualmente a Prefeitura conta com 298 guardas civis.

Segurança Pública Prefeitura de Cosmópolis adquire fuzis para Guarda Municipal 21/09/2012



 
Chegaram esta semana a Cosmópolis dois reforços importantes à Segurança Pública da cidade. A Prefeitura adquiriu dois fuzis para o combate ao crime. As armas serão usadas pela Guarda Municipal de Cosmópolis através do grupo especializado Romu (Rondas Ostensivas Municipais), para garantir a repressão ao crime organizado. Trata-se de duas armas de marca Safir, modelo T-14, de fabricação turca.
 
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Alexandre Braga, somente Cosmópolis e Campinas possuem este tipo de armamento. A importação é restrita e só pode ser autorizada pela Polícia Federal, explica o Braga. Com isto, a Guarda Municipal de Cosmópolis possui armamento de primeira linha. As aquisições fazem parte do processo de aparelhamento e reestruturação da Guarda Municipal de Cosmópolis.
 
Com a reestruturação da corporação, a Prefeitura de Cosmópolis conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência no município. O objetivo é potencializar o trabalho qualificado que já é realizado por uma Guarda Municipal equipada e devidamente treinada para usar armas no combate ao crime e garantia de seguranças às famílias de Cosmópolis.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!