segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


30/11/2012 12h16 - Atualizado em 30/11/2012 17h53

Reunião do projeto Novo Recife é marcada por confusão e confronto

Dezenas de pessoas invadiram prefeitura para pedir anulação do encontro.
Projeto prevê construção de 13 edifícios em área portuária da capital.

Do G1 PE
43 comentários
Tumulto com guardas municipais marca reunião do projeto Novo Recife (Foto: Luna Markman / G1)Manifestantes tentam invadir sala onde encontro acontece, na Prefeitura do Recife.
(Foto: Luna Markman / G1)
Tumulto, bate-boca e confronto entre manifestantes e guardas municipais do Recife marcaram a reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), realizada na manhã desta sexta-feira (30), na sede do Executivo municipal, no Bairro do Recife. Dezenas de pessoas invadiram o local para pedir a anulação do encontro programado para debater o projeto Novo Recife, que prevê a construção de 13 torres de edifícios no Cais José Estelita, uma antiga área portuária no centro da capital.
A reunião foi encerrada porque quatro membros pediram vistas. Eles têm 20 dias corridos para analisar os documentos. A próxima reunião ocorre no dia 21 de dezembro.
Usando apitos, mega-fone e gritando palavras de ordem, os manifestantes pediram o cancelamento da reunião alegando que duas cadeiras que representam a sociedade civil no Conselho de Desenvolvimento Urbano estavam vazias. Eles temiam a aprovação do projeto polêmico, que vem recebido críticas da população. Na tarde da quinta-feira, o evento #Ocupe12oAndarDaPrefeituraAs9DaManhaDoDia30!, criado no Facebook, tinha mais de 600 confirmações.
O grupo Direitos Urbanos chegou a solicitar que a reunião fosse realizada no auditório da Prefeitura do Recife, para que mais gente participasse da discussão, mas o pedido foi negado.
Durante a apresentação do projeto pelos engenheiros de uma das construtoras que propuseram o 'Novo Recife', o clima ficou tenso e os guardas municipais ficaram de plantão em frente a uma das salas do 12º andar, onde aconteceu o encontro. Manifestantes tentaram furar o bloqueio para entrar no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!