segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

  • Guardas municipais começam curso para fiscalizar trânsito de Londrina


Um grupo de 20 guardas municipais começaram, na manhã desta segunda-feira (26), um curso de 120 horas-aula sobre leis de trânsito. Eles vão ajudar os agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a fiscalizar o tráfego de veículos do Centro de Londrina.

O secretário municipal de Defesa Social, major Raul Vidal, informou que foi firmado um convênio entre a pasta e a CMTU. Um relatório elaborado pela Diretoria de Trânsito da companhia mostra que há um déficit de aproximadamente 150 agentes para fazer o trabalho de vistoria.
Como não há previsão de contratação de novos funcionários, o município optou por usar os guardas para o trabalho. O curso começou depois que a Procuradoria Jurídica do Município elaborou um parecer aprovando o convênio e considerando que não haveria desvio de função.

Alexandre Sanches
Guardas municipais começam curso para fiscalizar trânsito - PML
Guardas vão ajudar na fiscalização principalmente
no Centro

Segundo Vidal, não há a intenção de "roubar" o trabalho dos agentes, mas de ajudá-los diante do quadro insuficiente de profissionais. "O convênio dá obrigações para as duas partes, a GM seria uma colaboradora da CMTU na parte policial de trânsito. Para nós do município é interessante porque a GM vai estar no Centro de Londrina", colocou à rádio Paiquerê AM.
Inicialmente, os guardas não poderão aplicar multas, apenas visualizar as infrações. Há a intenção ainda de destinar outros profissionais para o serviço. A corporação fez um concurso  público para contratar 100 novos homens, mas pode chamar outros 40 para atender a CMTU.
A iniciativa do uso de guardas na fiscalização não é bem vista pelo Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano), que defende a categoria dos agentes da CMTU. O presidente Valdir Mestriner afirmou que a Constituição Federal determina que o serviço de fiscalização de trânsito não seja executado por guardas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!