Cadastre seu Email

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PREFEITO DE GOIÂNIA, IRIS REZENDE RECEBE O MINISTRO TARSO GENRO PARA ASSINATURA DE ADESÃO AO PRONASCI

O prefeito Iris Rezende recebeu na manhã desta quarta-feira, em solenidade no auditório Paço Municipal, o ministro da Justiça, Tarso Genro para a assinatura do convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci. Na ocasião, também assinaram o convênio os municípios de Trindade e Senador Canedo.

A partir de janeiro as cidades inscritas no programa vão apresentar seus projetos, que cobrindo as exigências legais, poderão ser custeados com recursos federais. O Pronasci dispõe de 1 bilhão e 400 milhões de reais de recursos para o ano de 2010.Atualmente, são integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

“Para que os projetos sejam aprovados é necessário que tenham como objetivo comum ações preventivas, voltado para jovens de14 a 29 anos ou projetos que veiculem o trabalho integrado entre a Prefeitura, o Estado e a União nas políticas de segurança pública”, explicou o Ministro Tarso Genro.

Guarda Municipal

Para o prefeito Iris Rezende, a adesão ao Programa do Ministério da Justiça irá alavancar o desenvolvimento da guarda municipal. “Hoje temos 1.900 guardas concursados e que estão caminhando para uma consolidação de uma instituição a altura. Com a participação do Ministério da Justiça, nossa capital e os municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade terão os melhores guardas municipais do estado”, enfatizou o prefeito.

O Ministro da Justiça também falou da importância da conquista do piso salarial dos policiais, que se deu com a “Bolsa Formação”, um dos projetos do Pronasci, onde qualquer policial (civil ou militar), guarda municipal ou bombeiro dos municípios que integram o Programa, podem agregar um aumento de 30 a 40% em seus salários salário. O projeto ainda dispõe de um pagamento para o estudo dos policiais, que já aderiram hoje, 180 mil policiais e guardas.

“O Pronasci é uma maneira de dar uma resposta a criminalidade no Brasil”, alertou o Senador Demóstenes Torres, um dos idealizadores do programa e que esteve presente a solenidade de assinatura do convênio.

Presenças

No evento também estiveram presentes os prefeitos de Trindade, Ricardo Fortunato; de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso; de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Vale Júnior, entre outras autoridades do judiciário e do executivo municipal.

Fim da operação Bom Dia na Capital, da Guarda Municipal de Florianópolis

A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) suspendeu, por tempo indeterminado, a operação especial para desafogar o trânsito na saída da Ponte Pedro Ivo Campos. Desde terça-feira, dia 15, os semáforos da alça de acesso à avenida Beira-Mar Norte, na saída da ponte, funcionam com tempo de espera normal. A suspensão da operação Bom Dia, segundo a GMF, ocorreu devido à diminuição do número de veículos em direção ao Centro da cidade neste período de fim de ano. A redução é influenciada diretamente pelo fim do ano letivo. O esquema especial pode ser retomado a qualquer momento, caso seja identificada a necessidade. A Guarda Municipal alega que, apesar da temporada de verão, o movimento na entrada da cidade no começo da manhã deve seguir menos intenso até o reinício do ano letivo de 2010. Esquema Para reduzir as filas na saída da ponte Pedro Ivo Campos em direção ao Centro, a GMF se mobilizava das 7h às 10h na alça de acesso à avenida Beira-Mar Norte, para ampliar o tempo de "sinal verde" para os motoristas que seguiam para a área central da cidade. O semáforo da rótula do Terminal Rita Maria era desligado e o patrulhamento feito por um agente da guarda.

GM fecha “boca do tráfico” na região da Capela

Na noite desta terça-feira, 15, a Guarda Municipal estourou “boca de tráfico” na região da Capela, na porta ao lado onde, no mesmo dia, porém, pela manhã, ocorreu um homicídio. Um homem matou a companheira com 10 facadas. Os fatos foram registrados na Rua Eduardo Lovato, 320, no Jd. Eldorado.

À noite, denúncia anônima levou a Guarda Municipal a fazer uma das maiores apreensões de droga do ano. Foram apreendidos 51 gramas de cocaína e 12 gramas de crack, distribuídos em 18 frasconetes de crack e 35 de cocaína. Dois menores de idade, de 16 e 17 anos, foram levados à Delegacia de Polícia junto com outras três pessoas, que deverão responder por tráfico de drogas. Também foram encontrados R$ 40,00 em dinheiro.

Registro de carro furtado gera novo impasse entre Guarda Municipal e BM

Novo Hamburgo - Seis dias depois da Brigada Militar se recusar a ir até o local onde o carro da delegada de Polícia Rosane de Oliveira havia sido arrombado minutos antes, um caso similar está sendo denunciado pela Guarda Municipal. A BM abrirá inquérito para investigar o que aconteceu. Furtado durante a madrugada na Rua Arthur Hack, no Centro de Novo Hamburgo, um veículo Gol cinza, foi localizado por um guarda municipal na manhã desta quarta-feira estacionado na contramão da Rua Mena Barreto, bairro Hamburgo Velho. Ao saber que o carro era furtado, o agente entrou em contato com a BM, por volta das 10h45, e solicitou a retenção do veículo, mas diz ter ouvido uma recusa. Segundo o diretor da GM Everaldo Rosa de Souza, teriam sido feitos dois contatos com a Brigada Militar. Ele conta que a vítima informou que a BM não poderia ir até o local porque não havia o registro de furto daquele veículo. Conforme Everaldo, não é atribuição da Guarda fazer a recuperação de um veículo roubado ou furtado a não ser que haja situação de flagrante. Duas horas e meia depois, às 13h15, a própria vítima do furto desistiu de esperar e arrancou o carro. De dentro do veículo, o invasor havia retirado o estepe, os auto-falantes traseiros e um bebê conforto. "Quem melhor me atendeu foi a Guarda Municipal, pois a Brigada Militar não me deu nenhuma instrução quando liguei para o 190. Apenas me disseram não constava a ocorrência e não podiam fazer nada", conta a proprietária do veículo, Deise Pereira dos Santos, 28. Quando o Jornal NH chegava ao endereço, por volta de 13 horas, uma viatura da Brigada Militar com quatro policiais militares cruzava o mesmo ponto onde um agente da GM os esperava, mas não parou para fazer o registro. Na semana passada, a BM alegou à delegada não poder ir ao local porque a viatura mais próxima estava em atendimento. Conforme o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo, tenente-coronel Eden Moraes, houve o deslocamento de uma viatura até o endereço, mas quando ele chegou no local, o carro já não estaria mais no endereço comunicado. Ao ser informado sobre o tempo de espera, Moraes, que não soube informar o horário do deslocamento, adiantou que será aberto um inquérito para apurar a circunstância da comunicação da Guarda até a chegada da BM.

Guarda Municipal de Bragança Paulista apreende mais de 80 pedras de crack

A Guarda Municipal de Bragança Paulista apreendeu 86 pedras de crack e mais de 350 gramas de cocaína pronta para a entrega, além de uma pedra ainda em estado bruto de crack de 124 gramas. A apreensão aconteceu na noite de ontem (14) enquanto faziam o patrulhamento no Bairro do Torozinho. De acordo com a Guarda Municipal, os guardas estavam em patrulhamento no bairro quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Assim que perceberam a presença da viatura, os indivíduos entraram em um matagal e conseguiram fugir.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!