domingo, 28 de fevereiro de 2016

Déficit na Guarda de Sumaré deixa veículos subutilizados, diz sindicato

Falta de funcionários deixa carros alugados parados, segundo a entidade.
Prefeitura defende que denúncia feita por entidade 'não tem fundamento'.

Do G1 Campinas e Região
O déficit de servidores na Guarda de Sumaré (SP) deixa carros subutilizados, de acordo com o sindicato da categoria. A entidade afirma que metade dos veículos permanece diariamente sem uso por falta de funcionários, enquanto a Secretaria Municipal de Segurança rebate a denúncia e defende que, por questões estratégica e administrativa, mantém carros reserva.

O sindicato que representa os trabalhadores diz que o efetivo da corporação tem 128 guardas, divididos em turnos para o patrulhamento de prédios públicos, serviços administrativos e rondas. Pelo menos oito carros deveriam ser usados nas ações previstas em cada período, informou a entidade.
Seis carros estavam parados em base da Guarda de Sumaré, nesta sexta-feira (Foto: Reprodução / EPTV)Seis carros estavam parados em base da Guarda
de Sumaré, nesta sexta (Foto: Reprodução / EPTV)
Nesta sexta-feira (12), a EPTV, afiliada da TV Globo, constatou que, entre dez veículos disponíveis para a corporação, seis estavam parados no pátio da Guarda Municipal.

"As viaturas estão paradas por falta de efetivo. É dinheiro público, são alugadas", criticou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Sumaré, Sandro Barbosa. A Prefeitura não informou qual valor total gasto com a locação dos carros.

Riscosà população
A reportagem teve acesso à escala de trabalho da corporação nesta sexta-feira, por meio da entidade. No documento constam cinco veículos disponíveis aos servidores municipais para atividades realizadas durante o dia, e quatro para período noturno.

Já neste sábado, de acordo com a escala, a Guarda terá três equipes de patrulhamento vespertino; e outras quatro para a noite. Moradores da cidade criticam a falta de servidores.

"A gente frequenta o Centro, precisa de mais segurança", ressaltou o pastor Valdir de Aguiar. Segundo estatísticas do IBGE, a população do município está estimada em 265,9 mil habitantes.

Compensações
Outro problema mencionado por integrantes da corporação refere-se à hipótese da Prefeitura conceder folgas aos guardas que ultrapassarem total de 160 horas mensais de trabalho. Atualmente, a compensação do excedente é feita em dinheiro, contudo, segundo a entidade, o Executivo planeja cortar despesas diante de reflexos provocados pela crise econômica nacional.

"Às vezes você precisa ir até uma ocorrência, e não tem outra unidade para apoio. Acaba indo para uma situação sem saber o que te aguarda. Acaba colocando a vida do guarda em risco", criticou Barbosa.
Um servidor da corporação, que preferiu não ser identificado, contou que trabalha há 15 anos na Guarda e falou que passa pelo momento de maior insegurança na área. "Vou preocupado, porque não sei se volto para a minha família", lamentou o trabalhador.
'Sem fundamento'
A Secretaria Municipal de Segurança alegou que a denúncia do sindicato não tem fundamento. Por meio de assessoria, a pasta informou que tem seis equipes por turno de trabalho, e que os outros quatro automóveis são reserva e podem ser usados quando houver necessidade.

O Executivo explicou ainda que, durante o primeiro bimestre, há baixa no efetivo por causa de férias e licença-prêmio. Em relação à escala de trabalho, a assessoria defendeu que o número de guardas havia diminuído por causa do remanejamento para operações especiais.

A administração informou também que, sobre a hipótese de conceder folgas aos guardas para compensar horas extras, o excedente na jornada só é autorizado em casos específicos.
  •  
Escala mostra distribuição de equipes da Guarda, em Sumaré, SP (Foto: Reprodução / EPTV)Escala mostra distribuição de equipes da Guarda, em Sumaré, SP (Foto: Reprodução / EPTV)

tóp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!