Volta Redonda
A prefeitura divulgou hoje um estudo realizado com motoristas envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas para saber qual é avaliação sobre a ação da Guarda Municipal nestes casos, mais especificamente na confecção e andamento do Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito). Foram ouvidas 753 pessoas atendidas pela corporação ao longo de 2011, e o grau de satisfação atingiu 95,5% somando aqueles que consideram o serviço bom (45,7%) e ótimo (49,8). Desde agosto de 2009 que a Guarda se tornou responsável pela confecção do Brat, após assinatura de um convênio com o comando da Polícia Militar. A medida já estava prevista pelas autoridades fluminenses de Segurança Pública, com objetivo de liberar mais policiais para trabalhar nas rondas ostensivas. Só que isso só começou a valer de verdade em todo o estado em dezembro do ano passado. Em Volta Redonda a iniciativa foi aplicada mais cedo, logo após a chegada do novo comandante da Guarda, Luiz Henrique Barbosa, que é major da Polícia Militar e atuou na Corregedoria do Detran-RJ. A pesquisa foi dividida em pelo menos três etapas principais, na avaliação do comandante da Guarda. Além de medir a satisfação da população que efetivamente precisou do serviço, o estudo buscou saber a agilidade da corporação no atendimento e o efeito da desburocratização pela entrega on-line do Brat. A grande maioria dos entrevistados (69,59%) afirmou que a viatura da GM chegou ao local do acidente 15 minutos após a comunicação do fato. Outros 15,98% das pessoas ouvidas disseram que este tempo foi de 30 minutos. Apenas 2,14% esperaram uma hora ou mais. Uma outra novidade com a entrada da Guarda Municipal no atendimento aos acidentes sem vítimas é a disponibilidade do Brat pela internet. O comando da corporação solicitou que os próprios guardas avisassem sobre a nova ferramenta e, com isso, 63,74% dos entrevistados disseram ter obtido o documento pelo portal da prefeitura na rede mundial. Outros 9,55% foram até a sede da Guarda Municipal para conseguir o boletim, enquanto 23,98% nem se deram ao trabalho de pegar a cópia a que tem direito. A média diária em Volta Redonda de acidentes de trânsito sem vítimas é de oito - cerca de 240 acidentes por mês. Esse número sobe para 250 ou dez acidentes/dia no mês de dezembro. De 2009 até o fim de dezembro a GM atendeu a 6.439 acidentes sem vítimas.
Comparativo mostra que serviço está em evolução
Uma pesquisa semelhante foi realizada em 2010, quase um ano depois da Guarda Municipal assumir o serviço. O comparativo mostra evolução do trabalho feito pela corporação nas ruas. Em 2010, 39,81% dos acidentados consideravam o atendimento ótimo e 51,94% como bom. Apenas 31,5% dos entrevistados tiraram a cópia do Brat pela internet. Na época, 49,51% dos motoristas envolvidos em acidentes sem vítimas disseram que a guarda chegou ao local em 15 minutos, 12,62% após meia hora e 5,34% em 60 minutos. Os números foram comemorados pelo comandante da Guarda. O trabalho do agente no local do acidente também é avaliado de maneira constante pelo comando da corporação. Uma das perguntas é sobre o motorista ter percebido alguma "anormalidade" no atendimento feito pelo guarda. Tanto na pesquisa de 2010 (95,63%) quanto na de 2012 (97,27%) a grande maioria dos entrevistados disseram não ao questionamento. Em 2010, 82,52% afirmaram que o guarda se identificou corretamente no momento de iniciar o boletim. Esse número saltou para 91,81% em 2012.
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,51382,Populacao-de-Volta-Redonda-aprova-atuacao-da-Guarda-Municipal-em-acidentes.html#ixzz1jdkHYuON
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!