domingo, 9 de novembro de 2014

Guardas municipais são detidos por se passarem por policiais civis na BA

Dupla foi capturada no último sábado com armas de fogo em Baixa Grande.
Conforme denúncia, suspeitos também conduziam viaturas padronizadas.

Do G1 BA
Dois guardas municipais suspeitos de agir como policiais civis foram detidos com dois revólveres calibre 38 no município de Baixa Grande, a cerca de 150 km de Salvador, no último sábado (18). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela Polícia Civil (PC).
A dupla, capturada por uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) após denúncias anônimas, prestava serviços na Delegacia Territorial (DT) da cidade e, de acordo com a polícia, agia portando armas e conduzindo viaturas padronizadas da PC.
Conforme a polícia, ao contrário dos guardas civis de Salvador, que desde o início do ano já possuem autorização para trabalharem armados, os guardas de cidades do interior do estado ainda são impedidos de atuar com armas de fogo.

Um inquérito foi instaurado para apurar as denúncias. De acordo com a corregedora chefe da Polícia Civil, Heloísa Campos, caso fique comprovado que os guardas municipais se passavam por policiais civis, eles poderão ser indiciados por usurpação de função pública.
Os dois suspeitos foram levados para a 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba) e autuados em flagrante por porte ilegal de arma, mas, em seguida, foram liberados após o pagamento da fiança arbitrada no valor de R$ 500.
O titular da delegacia de Baixa Grande, delegado Almir Bispo da Silva Góes, foi ouvido na manhã desta segunda, na Correpol, e um procedimento administrativo foi instaurado para averiguar se ele sabia da situação.
De acordo com a Polícia Civil, caso fique comprovado que o delegado estava ciente da atuação irregular dos guardas, ele poderá responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), por atribuir autoridade policial a uma pessoa que não tem direito.
A reportagem tentou contato com o delegado Almir Bispo, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!