Cadastre seu Email

domingo, 9 de novembro de 2014

Realizada aula inaugural do curso de armamento da Guarda Municipal de Timon

A Prefeitura de Timon, além da iniciativa, entrou com um investimento de 80 mil reais para os custos com o curso.

04/11/2014 15:59 - Atualizado em 04/11/2014 16:39
 
Prefeito de Timon, Luciano Leitoa
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, participou na manhã desta terça-feira (04/11), no auditório do Fórum Doutor Amarantino Ribeiro Gonçalves, da aula inaugural do curso de armamento e tiro, que vai capacitar 72 guardas municipais de Timon. O treinamentoobedece ao Estatuto Geral das Guardas Municipais, regido pela a Lei Federal N° 13.022, de 8 de agosto de 2014, que encarrega às guardas a competência de serem armadas de acordo com o previsto em lei.
O treinamento obedece ao Estatuto Geral das Guardas Municipais

Também esteve presente na solenidade o comandante da Guarda Civil Municipal de Timon, Thiago Jared, o presidente do sindicato dos guardas de Timon, Tiago Policarpo, o Cel. Silva Ramos, comandante do Centro de Formação de Praças do Piauí, e o Tenente Rogério, instrutor técnico de abordagem da Polícia Militar do Piauí, além dos demais guardas municipais.

A cerimônia foi aberta com o pronunciamento do presidente do sindicato dos guardas de Timon, Tiago Policarpo. Para ele, essa é uma oportunidade engrandecedora para o efetivo da Guarda de Timon. “Essa é uma grande conquista da nossa guarda municipal. Espero que o curso tenha 100% de aproveitamento, para que a guarda de Timon esteja preparada a corresponder às necessidades da população”.
 O comandante da Guarda Civil Municipal de Timon, Thiago Jared
Em seguida, o comandante da Guarda Civil Municipal de Timon falou do apoio dado pela prefeitura para que essa capacitação fosse realizada e acrescentou que “com o curso de armamento e tiro, vamos passar a integrar as forças de segurança pública e, assim, trabalhar de forma mais articulada, dando uma resposta mais eficaz para a população”.
Cel. Silva Ramos, comandante do Centro de Formação de Praças do Piauí, que ficará responsável em ministrar as aulas aos guardas
O curso vai ser realizado pela Policia Militar do Piauí, que firmou parceria com a Prefeitura de Timon em 6 de agosto deste ano. Durante a solenidade, o Cel. Silva Ramos, comandante do Centro de Formação de Praças do Piauí, que ficará responsável em ministrar as aulas aos guardas, enalteceu a iniciativa da Prefeitura e a sensibilidade do prefeito em apoiar esse avanço da guarda municipal. “É de grande importância o esforço da Prefeitura em articular esse curso. Para nós, vai ser um momento de partilhar os conhecimentos da área, mas é preciso dizer que a arma não salva vidas e, sim, o procedimento adequado que o militar desempenhar em um momento de crise. É isso que vai fazer a diferença, pois o dever maior é assegurar a vida”.
Guarda Municipal de Timon
A capacitação será realizada de acordo com as normas estabelecidas pelo Estatuto do Desarmamento. Cada guarda será submetido a uma carga horária de 170 horas/aula, nos moldes da cartilha de armamento e tiro da Polícia Federal.
Cada guarda será submetido a uma carga horária de 170 horas/aula
Ao término desse treinamento, os guardas vão ser submetidos a uma prova de capacidade técnica e a um teste psicológico, ambos aplicados por militares credenciados pela Polícia Federal. Após o cumprimento de todas essas fases, a Polícia Federal será responsável em autorizar a emissão dos portes de armas aos guardas de Timon.
A Prefeitura de Timon, além da iniciativa, entrou com um investimento de 80 mil reais para os custos com o curso. O prefeito Luciano Leitoa encerrou a solenidade falando que esse curso é um momento muito importante para o efetivo de Timon e que pretende estruturar cada vez mais a guarda municipal. “Só se tem um país, estado ou município forte se as instituições que os compõem são fortes, pois é importante que a nossa guarda tenha uma sede própria e que venha a receber mais estrutura. Essas conquistas devem acontecer nestes próximos dois anos. Estamos trabalhando para isso. Queremos tornar nossa guarda municipal uma referência para o Maranhão e para o nordeste”, concluiu o prefeito.
GALERIA DE FOTOS:
PUBLICIDADE:
Imagem: Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!