domingo, 9 de novembro de 2014

Burocracia atrapalha e 'caveirão' da Guarda completa três anos sem uso

Veículo está parado desde 2011 e nunca foi usado pela GCM em Piracicaba.
Detran diz que irá contactar corporação para resolver a situação da viatura.


Do G1 Piracicaba e Região
O veículo blindado cedido pela Polícia Federal (PF) à Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) completou três anos estacionado na sede da corporação, sem nunca ter sido utilizado. A viatura foi apelidada de "caveirão", em alusão ao blindado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Segundo a GCM, a situação se deve a problemas burocráticos.
O "caveirão" chegou à cidade em 2011 após um treinamento feito pela PF em parceria com a Special Weapons and Tatics (Swat), dos Estados Unidos, mas desde então está parado. O veículo acumula sujeira, está com os pneus murchos e até teias de aranha.
O carro é indicado para situações de confronto e de risco. Segundo o capitão da GCM, Silas Romualdo, nos últimos três anos, a corporação vem tentando negociar com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para conseguir a documentação para utilizá-lo, mas até agora nada foi resolvido.
O problema é que o veículo está sem placas e a GCM ainda não conseguiu localizar os documentos para que o Detran pudesse checar o que tem impedido a transferência do carro e tomar providências.
Carro blindado cedido pela Polícia Federal para a Guarda Civil Municipal (Foto: Suzana Amyuni/G1)Carro blindado foi cedido pela PF para a Guarda
Civil Municipal em 2011 (Foto: Suzana Amyuni/G1)
Doação
Em 2012, o capitão da GCM disse ao G1 que a Polícia Federal teria feito um documento de cessão do veículo e que era necessário que fosse atestada a doação para que a corporação pudesse utilizar o carro. Na época, o delegado da PF, Florisvaldo Neves, afirmou que não havia nenhum tipo de pendências para o uso do veículo e que a Polícia Federal havia feito tudo o que cabia a ela.
O Detran informou, por meio de assessoria de imprensa, que, se o veículo pertencer à PF, um ofício é suficiente para que seja doado à GM. Além disso, por ser um veículo blindado, é preciso um parecer do Exército para o uso do "caveirão". Também segundo a nota, o Detran de Piracicaba irá entrar em contato com a Guarda Municipal para tentar resolver a situação o mais breve possível.
Caveirão doado à Guarda Municipal de Piracicaba (Foto: Paulo Chiari/EPTV)Caveirão doado à GCM de Piracicaba está abandonado e nunca foi utilizado (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!