domingo, 9 de novembro de 2014

Guardas municipais fazem ato público para cobrar a saída do chefe da Casa Militar do AM

Membros da corporação cobraram na Câmara Municipal a exoneração do chefe da Casa Militar, coronel Fernando Farias, e ameaçaram paralisar atividades 

    Um grupo de 50 guardas municipais ocuparam as galerias da Câmara Municipal de Manaus ontem cobrando, dentre outras coisas, o uso de arma de fogo em serviço
    Um grupo de 50 guardas municipais ocuparam as galerias da Câmara Municipal de Manaus ontem cobrando, dentre outras coisas, o uso de arma de fogo em serviço(Janaina Andrade)
    Um dia após o microônibus que serve de base para a Guarda Municipal ser atingido por três tiros, na praia da Ponta Negra, membros da corporação fizeram um ato público nesta segunda-feira (3) na Câmara Municipal cobrando a exoneração do chefe da Casa Militar, coronel Fernando Farias, e mudanças nas condições de trabalho. Uma delas diz respeito ao uso de arma de fogo durante o serviço, que consta da Lei nº 1.332/2014, aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT).
    Desde às 9h de um grupo de 50 guardas municipais ocuparam o plenário da Casa Legislativa. Às 10h, representantes da categoria se reuniram com presidente da CMM, vereador Bosco Saraiva, o líder do prefeito na Casa, Wilker Barreto (PHS) e os vereadores de oposição Professor Bibiano e Waldemir José (PT).
    O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Manaus (AGMMAN), Domingos Torres, lembrou que, na madrugada de sábado, a base da Guarda Municipal na Ponta Negra, foi alvo de um atentado. Na ocasião, apenas o guarda Frank Farias se encontrava no interior do ônibus (ele não foi ferido). De um total de 15 tiros disparados de dentro de um carro de cor preta, segundo o dirigente, só três acertaram o veículo.
    “O secretário da Casa Militar chegou a nos acusar de ter forjado esse atentado, mas na realidade essa é somente mais uma prova da vulnerabilidade da Guarda Municipal, de como estamos sucateados. E enquanto tivermos sob o comando deste secretário (coronel Fernando Farias) iremos permanecer da mesma forma, jogados, sem condição de trabalho”, disse Domingos Torres.
    O presidente da Associação, afirmou que desde abril a categoria vem negociando com a prefeitura uma pauta de reivindicação. “Pedimos além do investimento em fardamento e equipamentos, a autorização para o uso de armamento letal e não letal, e também um quartel com área própria para os servidores. E agora nós estamos ainda mais vulneráveis, o que ocorreu neste final de semana foi um atentado contra a vida de um servidor do município, felizmente ninguém morreu, mas e se tivesse acontecido?”, questionou.
    Tanto o líder do prefeito quanto o presidente da Casa garantiram que irão articular uma reunião entre a categoria e o prefeito Artur Neto (PSDB). “É nosso papel intermediar uma data para que os guardas municipais possam ser recebidos e apresentem as suas reivindicações para o prefeito Artur Neto, então assim que o prefeito (Artur Neto) voltar de São Paulo iremos levar esta demanda”, afirmou Bosco Saraiva.
    Na madrugada de sábado, o Distrito de Saúde Oeste foi invadido e quatro carros incendiados. O prefeito afirmou, no dia seguinte, que vai cobrar providências na área de segurança do governador José Melo.
    Oposição defende a mobilização
    Os vereadores Professor Bibiano e Waldemir José (PT), presentes na reunião com a Guarda Municipal, sugeriram, nesta segunda-feira (3), que a categoria se organize em torno de uma pauta de mobilização.
    “Quando conversei com vocês em abril cheguei a dizer que, pelo amor de Deus, não parassem com a mobilização de vocês, agora apesar dessa reunião com o prefeito estar sendo garantida pelo presidente e líder da Casa, dentre uma fala, uma conversa, e o efetivo cumprimento daquilo que vocês querem há uma distância, então não permitam que essa distância seja tão grande como foi em abril”, sugeriu Bibiano.
    Waldemir José convidou a categoria a participar da elaboração de emendas à Lei Orgânica Anual (LOA) 2015, que possam contemplar a Guarda Municipal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

    SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!