domingo, 3 de agosto de 2014


Há cerca de seis meses um projeto começou a ser implantado na Guarda Municipal de Serra Negra.
3 de  Agosto, 2014
Por: null
CATEGORIA: LOCAL
290
Há cerca de seis meses um projeto começou a ser implantado na Guarda Municipal de Serra Negra.  Um contingente de quatro cães trabalha em operações e já foram responsáveis por conter tumultos em grandes eventos.
Os quatro animais são treinados pelos instrutores do canil GCMs Rocha e Belini. Três animais já estão prontos para o trabalho nas ruas: a  rottweiler Laika, que foi adestrada para guarda e proteção;  o pastor de malionois Mike, pronto para guarda e proteção e apresentações de dog show e o pastor de malionois Iron, adestrado para localização de pessoas perdidas ou escondidas na mata, proteção e distúrbio. A filhote pastora de malinois Aika  está em treinamento de faro para entorpecentes. Os cães já foram vistos em operações da GCM durante eventos como carnaval, rodeio, shows e festas populares. “Estamos com esse trabalho pioneiro na guarda civil de Serra Negra, porque a atuação com cães na área de segurança pública é de extrema importância, uma vez que um animal em ação vale por oito homens”, destacou o instrutor e GCM Belini.
Segundo o instrutor e GCM Rocha, em recente operação, a rottweiler Laika ajudou a Guarda Municipal num evento onde houve confusão e tumulto, colocando ordem em apenas três minutos.
Atendendo pedido da imprensa, os dois instrutores e GCM fizeram uma demonstração da capacidade de trabalho dos animais. Foram feitas três simulações no canil da Prefeitura Municipal.
Na primeira situação, o cão fez uma busca de entorpecentes escondido num buraco. Na segunda simulação, o ataque. Com voz de comando o instrutor pede para que ele se aproxime do “cidadão” que veste roupa especial e encontra-se imóvel, e ao fazer movimentos bruscos, ouve o comando para o ataque e o animal fez o que foi treinado, mordendo o braço do agressor, rendeu o “cidadão” e só soltou quando recebeu um novo comando. E na terceira situação o cão demonstrou ter habilidade e obediência para o que eles chamam de Dog Show, com vozes de comando como: senta, junto, morto, vivo, o animal cumpriu com todas as apresentações.
Os dois instrutores e GCM fazem questão de ressaltar que os cães são adestrados com carinho, com um trabalho justo e de liderança, a correção é feita na guia e no enforcador e nunca em tapas ou maus tratos, para que no momento de agir, saberão entender os comandos de voz e da linguagem corporal.
Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Boccato, “em breve estaremos apresentando um projeto de palestra educativa junto às escolas municipais da cidade, onde as crianças poderão conhecer o trabalho desenvolvido e entendam que esses mesmos animais podem ser utilizados em operações junto a GCM para ajudar na segurança da população em diversas situações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!