quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ter , 30/07/2013 às 07:49 | Atualizado em: 30/07/2013 às 07:49 Prefeitura anuncia mais guardas municipais


Ter , 30/07/2013 às 07:49 | Atualizado em: 30/07/2013 às 07:49

Prefeitura anuncia mais guardas municipais

  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    Categoria rejeita nova escala de serviço e, nesta terça à tarde, realiza assembleia
A Prefeitura do Salvador anunciou uma nova escala de trabalho para os guardas municipais a partir da próxima quinta-feira, 1º, com a substituição do sistema de plantão 12 por 60 (12 horas de serviço e 60 de folga) para 12 por 36.
A reformulação do esquema de trabalho não agradou à categoria. Nesta terça-feira, 30, em reunião da diretoria do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindiseps), será marcada uma assembleia para discutir a mobilização.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com 1,3 mil homens e mulheres. Com o aumento de 24 a 36 horas semanais para 40 a 48 horas, a pretensão é aumentar o efetivo em áreas como praças, parques e jardins.
"O objetivo é aproximar o efetivo da população. Cada servidor deve cumprir o previsto no edital de contratação, passando a trabalhar 40 horas por semana", disse o gerente de operações da  Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), João Neto.
Já a carga horária dos guardas lotados no Grupo de Operação Especiais (GOE) e a Ronda da Cidade (Rondac) deve ultrapassar as 40 horas semanais previstas na legislação. "Esses agentes terão adicional de 100% nos plantões de sábados e nos domingos", explica João Neto.
De forma gradual, o objetivo também é o remanejamento de guardas que atuam em prédios públicos. "Pelo menos 25% dos agentes em escolas e postos de saúde devem passar a atuar na segurança em áreas como praças e parques, além de apoiar a execução de serviços públicos realizados por outros órgãos", disse Neto.
O primeiro local beneficiado será o largo Dois de Julho (Campo Grande). Em seguida,  a praça Nossa Senhora da Luz (Pituba), o novo espaço de convivência da Boca do Rio, e o trecho de orla entre a Barra e Ondina. Já a orla da Península Itapagipana deve integrar a ação até o final do ano.
Em discussão ocorrida na semana passada, a categoria já havia rejeitado o plano de ação apresentado pela Susprev, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop).
"Temos reunião com a Susprev amanhã (hoje), às 9h, e, à tarde, a diretoria do sindicato vai marcar uma nova assembleia", disse  Bruno Cruz, coordenador do Sindiseps.
Na última assembleia, os guardas decidiram pela manutenção da escala 12 por 60, o pagamento de horas dobradas nos finais de semana, a inclusão de todo o efetivo nas operações especiais, inclusive os guardas patrimoniais, administrativos e os operacionais.  "A carga horária de 24 por 72 horas seria o ideal. Há várias órgãos que trabalham assim", disse Bruno Cruz.
Outro ponto de insatisfação é a ausência de estrutura física de apoio nos pontos de trabalho. "A gente não tem espaço com banheiro e local para mudar de roupa e guardar o fardamento", informou o coordenador do Sindiseps.
O gerente de operações da Susprev, João Neto, afirma que o órgão está providenciando pontos de apoio em prédios públicos, enquanto as estruturas definitivas  não entram em funcionamento.
Investimento - De acordo com  João Neto, serão gastos R$ 3 milhões na aquisição de veículos e equipamentos até 2014.
A previsão é que, até o final de setembro próximo, sejam entregues - por meio de convênio com o Ministério da Justiça - um micro-ônibus, duas vans, detectores de metais, além de 50 equipamentos como computadores, impressoras e notebooks.
"Na próxima semana, uma licitação será lançada para aquisição de 22 motos e mais cinco veículos. Além de outra para locação de mais 40 veículos", contou João Neto.
Para 2014, a licitação em torno de R$ 2 milhões será para aquisição de sete bases móveis comunitárias e mais equipamentos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!