quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Guarda Municipal de Uberaba receberá novas armas taser

Guarda Municipal de Uberaba receberá novas armas taser


Armas adquiridas em 2011 serão trocadas por equipamento mais moderno.
Nova taser não terá custos e deve chegar em 40 dias.

Do G1 Triângulo Mineiro

Taser Guarda Municipal Uberaba (Foto: Reprodução / TV Integração)Guarda Municipal de Uberaba passará por novo
treinamento (Foto: Reprodução / TV Integração)
As armas não letais adquiridas pela Guarda Municipal em Uberaba em 2011 serão trocadas por um equipamento mais moderno. O equipamento, que custou aos cofres públicos, R$ 356 mil, apresentou defeitos e agora estão desatualizados. Segundo a secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, o novo equipamento não terá custos e devem chegar em 40 dias.
Em dois anos, as armas tasers da Guarda Municipal foram utilizadas 20 vezes. Cerca de 20% dos equipamentos apresentaram problemas desde a adesão. Por isso, o modelo M26, fabricado em 2010, será trocado pelo XP 26, de última geração.
A previsão é que os novos aparelhos cheguem a Uberaba em 40 dias, quando os guardas receberão novo treinamento especializado. As armas tasers são utilizadas para imobilização de pessoas, durante ocorrências. O secretário Trânsito e Transportes Especiais, Emanuel Kappel afirmou que a arma é de última geração. “Uma arma muito mais atual, utilizada em várias partes do mundo e com custo zero para a Prefeitura”, salientou o secretário.
A substituição das 100 armas da guarda será sem custos, mas segundo o secretário, serão investidos R$ 140 mil na compra de câmeras de vídeo para serem acopladas á arma. “É muito importante, pois preserva tanto a ação do Guarda Municipal e também serve modelo, pois a pessoa que for abordada terá um dispositivo de registro daquilo que houve na ocorrência”, explicou.
Com uma carga de 50 mil vols, a corrente elétrica paralisa imediatamente o alvo. “O disparo de ondas elétricas paralisa a musculatura da pessoa e facilita a abordagem. De certa forma, é uma segurança a mais para o guarda”, ressaltou o secretário.
A Polícia Rodorviária Federal (PRF) também utiliza as armas. São quatro na regional de Uberaba do mesmo modelo utilizado pela Guarda Municipal, porém, com a cor amarela, para evitar confusão com a arma letal. O inspetor Márcio Reis afirmou que o equipamento é importante. “O policial tem uma opção de arma antes da utilização da arma letal. É um equipamento que não foi utilizado na prática, mas foi útil em certas situações para conter o ânimo de infratores”, concluiu
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!