domingo, 18 de agosto de 2013

Dourados - 07/08/2013 - 16:52 
Dourados aderiu ao programa Crack, é possível vencer 


O município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, aderiu oficialmente ao programa do Governo Federal, “Crack, é possível vencer”. A assinatura de adesão ocorreu nesta terça-feira (6) no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília.
O programa é um dos maiores programas de enfrentamento às drogas que envolvem vários ministérios e oferece suporte aos municípios para que desenvolvam ações, principalmente de prevenção.
Cadastrado no Ministério de Justiça, por meio da Guarda Municipal, o projeto foi elaborado por determinação do prefeito Murilo Zauith (PSB) e tem como objetivo ampliar os serviços de atendimento a pessoas dependentes de drogas. O secretário de Planejamento Gerson Schaustz, o comandante da Guarda Municipal João Vicente Chencareck e o responsável pelo setor de projetos da prefeitura Evandro Rosa representaram o prefeito na solenidade.
O ato foi comandado pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, junto com a secretária Regina Miki, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Denominado “Crack, é possível vencer”, o programa foi criado em dezembro de 2011 pelo governo federal com o objetivo de implementar o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, prevendo recursos para ampliação de serviços de saúde e assistência social, capacitação e doação de equipamentos de segurança.
Além de Dourados, conforme informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, 81 municípios, 18 Estados e o Distrito Federal aderiram ao Programa e foram considerados aptos à pactuação. Todos eles participaram da assinatura do termo na terça-feira, na presença dos representantes dos ministérios envolvidos e ainda da Casa Civil.
A ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann anunciou que o programa vai criar, até o fim do ano, 693 novos leitos hospitalares, 56 Consultórios de Rua e 547 equipes de Abordagem Social na Rua. O número de vagas para capacitação de profissionais será praticamente triplicado, chegando a 279 mil ao final de 2013.
Com a adesão ao Programa, Dourados receberá até maio de 2014 um microônibus que servirá como base móvel para monitoramento, 20 câmeras de vídeo também para monitoramento, duas viaturas sedan, duas motocicletas, seis capacetes, 50 armas de condutividade elétrica e 150 spray de pimenta. Esses equipamentos serão repassados por Dourados ter sido aprovado no programa.

Já como propostas de investimentos, a prefeitura pediu a construção de CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) 24 horas para dependentes de álcool e drogas e para a saúde mental, serviço de abordagem na rua, ampliação de atendimento na casa da acolhida, ação para moradores de rua e capacitação de guardas municipais.
De acordo com João Vicente Chencareck, essas propostas foram discutidas pelas secretarias envolvidas, como determinou o prefeito Murilo, para que fossem solicitados investimento de acordo com as necessidades do município. Também participam do projeto de Dourados as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
 

Fonte: Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!