sábado, 18 de abril de 2015

Guarda Civil de Araraquara consegue autorização judicial para atuar armada

Acordo é resultado de uma ação movida pelos próprios servidores da guarda.
Prefeitura vai preparar um projeto de lei para ser enviado à Câmara Municipal.

A Guarda Municipal de Araraquara (SP) conseguiu na Justiça autorização para que os guardas municipais atuem armados no município. O acordo é resultado de uma ação movida pelos próprios servidores da corporação por meio da associação dos guardas civis e municipais de Araraquara. Por conta da decisão, a Prefeitura vai preparar um projeto de lei para ser enviado à Câmara Municipal nas próximas semanas.

O projeto deve modificar a legislação atual para que o porte de arma seja autorizado no estatuto da Guarda Municipal. A situação será regularizada de modo que a administração possa firmar convênios e oferecer treinamento e capacitação adequados à corporação.

Os treinamentos devem ser realizados pela Polícia Federal e Polícia Civil. Além disso, todo o efetivo passará por avaliação psicológica e por testes de identificação para avaliar quais guardas estão aptos a portar armas durante o exercício da profissão.

No caso dos futuros guardas municipais, o ingresso por meio de concurso público contará com novas fases. Além do exame teórico, será feita avaliação física, psicológica e investigação social.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Nino Mengatti, a Guarda Municipal tem agido cada vez mais como uma polícia comunitária. Atualmente, os riscos inerentes à função são reais e expõem os guardas com freqüência a situações de perigo e enfrentamento.
Guardas municipais de Leme, SP, trabalham armados desde 2009 (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)Em Leme, guardas municipais trabalham armados desde 2009 (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!