domingo, 31 de março de 2013



Eles serão utilizados em conjunto com o Iratran (Departamento de Trânsito de Irati)

A doação de 15 cones seminovos foi realizada pela empresa Caminhos do Paraná (Foto: Assessoria)
Na terça-feira, 26, a Guarda Municipal de Irati e o Iratran (Departamento de Trânsito de Irati) receberam da empresa Caminhos do Paraná a doação de 15 cones seminovos. Eles serão utilizados em conjunto pelos dois órgãos para sinalizar situações de isolamento e acidentes de trânsito. “Para nós é um material benéfico que nos auxiliará no dia a dia. Agradecemos a Caminhos do Paraná por ser uma empresa parceira da Iratran e da Guarda Municipal”, diz o comandante da Guarda, Ernani de Mattos.
No mesmo dia, a Guarda Municipal recebeu da Polícia Militar a doação de 48 capacetes. “O material nos foi passado pelo comandante da 8ª Companhia de Polícia Militar de Irati, Major Renato Taborda. É um material de proteção individual que será muito útil para nós”, afirma o Comandante Ernani.
Relatório mensal
A Guarda Municipal de Irati tem como função proteger os prédios e equipamentos públicos, além de realizar segurança em eventos públicos e atuar em prol da manutenção da ordem e segurança.
Nesta semana, a Guarda Municipal divulgou o relatório de serviços realizados durante o mês de fevereiro: Foram feitas rondas periódicas nas praças da cidade, colina Nossa Senhora das Graças, escolas e prédios públicos. A Guarda Municipal realizou apoio ao Corpo de Bombeiros, Iratran e Polícia Militar em diversas situações. Foram também realizadas averiguações de denúncias de danos ao patrimônio público e maus tratos a animais.
Atuando junto da população, a Guarda Municipal orientou ciclistas no Parque Aquático sobre as normas com relação ao uso de bicicletas no local e o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, proibido por lei municipal.
Diante dos casos que acontecem com frequência em Irati, a Guarda Municipal informa que, de acordo com a lei 3264 de 22 de junho de 2011 art. 1º, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no município de Irati.
De acordo com a lei 3502 de 10 de abril de 2012, em seu artigo 1º, a prática de maus-tratos e crueldade contra animais de estimação ou silvestres no âmbito do município de Irati será punida da seguinte forma: Na primeira infração, haverá advertência por escrito, que deverá ser lida e registrada junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente.Na segunda infração haverá multa pecuniária no valor de R$1200,00, dobrada a cada reincidência.

Grafiteiro e guarda municipal se envolvem em briga em Santa Catarina



Artista alega que foi agredido; guarda diz que jovem reagiu a prisão.
Ambos fizeram exame de corpo delito nesta quarta-feira (27).

Do G1 SC

Jovem mostra marcas do confronto com guarda municipal (Foto: Daniele Sisnandes/ Página 3)Jovem mostra marcas do confronto com guarda
municipal (Foto: Daniele Sisnandes/ Página 3)
Na noite desta terça-feira (26), um grafiteiro foi detido após entrar em confronto com um guarda municipal de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Em depoimento à polícia, o jovem de 25 anos disse que foi agredido enquanto colava cartazes em um muro da Rua 1100. Já o chefe da Guarda Municipal alega que, apesar de estar com os cartazes, o rapaz estava pichando o muro com os dizeres 'vida loca'. Os cartazes seriam de uma campanha pedindo chocolates para doar às crianças do Lar Bom Pastor, de Camboriú.
Segundo o diretor da Guarda Municipal, Adélcio Bernardino, a guarnição, com dois homens, abordou o rapaz enquanto ele estava pichando um muro. "Ele parecia alcoolizado e teria agredido um dos guardas", disse o diretor. O outro, então, tentou contê-lo, algemando-o. Segundo o diretor, quando o grafiteiro tirou o telefone do bolso, o mesmo estava quebrado. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde assinou um termo de compromisso, se comprometendo a prestar depoimento. Ele fez exame de corpo delito nesta quarta-feira (27).
De acordo com o diretor, o jovem deve fazer um boletim de ocorrência, formalizando a denúncia de agressão,para a Guarda Municipal poder apurar os fatos. "Nunca tivemos problema com o guarda. Ele tem ficha funcional limpa, outro dia até entrou no mar, fardado, para salvar um banhista que estava se afogando", comentou o diretor.
Depois do boletim de ocorrência, será aberto um inquérito pela Polícia Civil para apurar o caso. Na Guarda Municipal, segundo o diretor, se ficar comprovado que houve excesso por parte dos guardas, um processo administrativo poderá ser aberto contra os dois. O G1 tentou entrar em contato com o grafiteiro, porém, sem sucesso
.

Cidade

Prefeito nomeia um coronel da PM no comando da Guarda Municipal

Fonte: Assessoria de Imprensa PMC em 11 de Março de 2013
Prefeito se reuniu cedo com Acosta e Lucena e reforçou que trabalho deve ser integrado.
Marcos Boaventura
Waldir Ribeiro Acosta é o novo comandante da Guarda Municipal de Corumbá. Ele foi nomeado pelo prefeito Paulo Duarte na última sexta-feira, 08, e a Portaria "P" nº 375 de 08 de março de 2013 foi publicada na edição desta segunda-feira, 11, do Diário Oficial do Município.
Hoje, nas primeiras horas da manhã, o prefeito corumbaense recebeu Waldir Acosta em seu gabinete, quando tratou de questões ligadas à Guarda Municipal e às ações em parceria com as forças de segurança pública. O coordenador municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena, também participou do encontro.
Paulo observou que Waldir Acosta assume o comando da Guarda Municipal e "vai trabalhar em conjunto com a Coordenadoria de Segurança Pública". Mais uma vez ressaltou que "a palavra de ordem é o trabalho integrado", e que Waldir "irá contribuir para fortalecer o papel da Guarda, nos ajudando a investir em qualificação. Temos conhecimento das deficiências dos contingentes, mas com empenho e ações em parceria será possível vencer os obstáculos".
O prefeito comentou também que nos próximos dias definirá o local onde será implantada a central de monitoramento por vídeo, onde a Guarda Municipal trabalhará de forma integrada com a Polícia Militar. "Estamos muito otimistas, pois com esse sistema será possível ter um alcance maior de vigilância", completou.
Waldir Acosta é tenente-coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e foi cedido pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Corumbá. Até o dia 31 de janeiro ele estava no comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, quando passou o cargo ao tenente-coronel Joilson Queiroz Sant'Ana.

30/03/2013 11h11 - Atualizado em 30/03/2013 15h08

Sede da Semob em João Pessoa é invadida e agentes são assaltados

Bandidos assaltaram agentes após não conseguirem abrir caixa eletrônico.
Por medida de segurança, caixa será retirado do loca, diz Semob.

Do G1 PB
Comente agora
A sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa foi assaltada na noite desta sexta-feira (29). Segundo o superintendente adjunto Roberto Pinto, dois homens invadiram o local por volta das 23h, renderam os guardas municipais que fazem a segurança do local e assaltaram os agentes de mobilidade urbana. Quatro assaltantes teriam participado da ação.
De acordo com Roberto Pinto, os criminosos invadiram a Semob para arrombar um caixa eletrônico que está instalado no local, mas como não conseguiram, decidiram assaltar os próprios agentes de mobilidade antes de fugir. “Eles tentaram danificar o caixa com uma serra elétrica pequena, mas não conseguiram chegar ao cofre. Como não havia nenhum agente no momento do assalto, os bandidos se vestiram com a farda da Guarda Municipal e foram rendendo os agentes a partir do momento em que cada um deles chegavam do final do expediente. No total foram oito agentes rendidos e trancados na guarita”, explicou.

O carro levado pelos assaltantes foi encontrado na manhã deste sábado. A ocorrência foi registrada na 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira. Roberto Pinto explicou que por conta do ocorrido, a Semob já solicitou que o banco responsável pelo caixa eletrônico retire o equipamento do local para evitar que novos casos venham a ocorrer.
Toda ação dos assaltantes durou cerca de uma hora. Enquanto dois assaltantes agiam dentro da Semob, outros dois aguardavam a término do roubo em um carro do lado de fora. Na fuga, um veículo da Semob foi levado pelos assaltantes. Segundo o superintendente adjunto, os criminosos fugiram do local levando celulares dos agentes, uma pequena quantia dinheiro, e parte do fardamento dos agentes de mobilidade urbana e dos guardas municipais.
“Infelizmente os criminosos não têm mais receio. Ficamos a cerca de 400 metros do Batalhão Montado da Polícia Militar e mesmo assim um fato como esse veio a ocorrer. Por uma medida de segurança pedimos que o banco retire o caixa eletrônico. Embora fosse uma facilidade para os funcionários, não queremos que casos como este voltem a acontecer”, concluiu o superintendente adjunto da Semob.

0/03/2013 15:54

Guardas Municipais oganizam assembléia para discutir armamento, farda e temas de interesse

Aumentar texto Diminuir texto
Graziela Rezende
De maneira mais organizada, o sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande divulga uma audiência a ser realizada no dia oito de abril, às 14h, na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).
A intenção é apresentar aos 1,4 mil servidores à assessoria jurídica e também tratar de outros temas de interesse, como a possibilidade do armamento, a troca de uniforme e até mesmo um plano de cargos e carreiras para a categoria.
Segundo o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Hudson Bonfim, o município não oferece amparo jurídico aos guardas, principalmente quando eles se envolvem em ocorrências que alguém faz o uso de armas, porte de drogas ou outro tipo de violência.
“Vamos discutir e registrar em ata as nossas idéias, sendo que tudo será repassado ao comandante e posteriormente apresentado em um jornal para a categoria”, conclui o presidente.

sábado, 30 de março de 2013


Guardas municipais podem ficar isentos de taxas para renovar habilitação

Autoria:  em 22 março, as 8:35 Em Política

 
Os guardas municipais de cidades do Estado do Rio poderão ficar isentos de custos para renovar a carteira de habilitação. É o que prevê o Projeto de Lei 64/2011, que está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com o texto da proposta, eles poderão fazer os exames médicos necessários para renovar a permissão para dirigir em estabelecimentos de saúde vinculados às corporações, desde que essas clínicas ou esses hospitais estejam credenciadas no Detran-RJ para realizar esse tipo de avaliação.
Em sua justificativa, o deputado Waguinho (PRTB), autor do projeto, argumenta que, sempre que um guarda municipal vai renovar sua carteira de motorista, tem um custo para regularizar um documento seu, mas que será utilizado em benefício da cidade para a qual trabalha. A matéria será analisada por quatro comissões da Alerj: Constituição e Justiça; Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social; Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais e Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. A renovação da carteira de habilitação é feita mediante o pagamento de um Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda), no valor de R$ 101,77.
Acompanhe o noticiário de servidor pelo Twitter @AnoteePoupe

27/3/2013 - São Roque - SP

Aprovado Projeto de Lei do vereador Ceará que beneficia Guardas Municipais

da assessoria de imprensa da Câmara de São Roque
Foi aprovado na Câmara, na última segunda-feira, o Projeto de Lei nº16/L, que isenta os Guardas Municipais do pagamento de passagem de ônibus municipais.
A iniciativa é do Vereador Ceará. Ele explica que a medida tem por finalidade contribuir com a rotina dos Guardas Municipais, considerando que muitos deles residem em bairros distantes do local de trabalho e fazem uso diário do transporte coletivo. “Sabendo que os salários das polícias, no país, são baixos, uma medida simples como essa representa uma boa ajuda de custo. Além disso, a presença do Guarda, no ônibus também é um fator positivo para as pessoas que estão em trânsito, assim como para os motoristas e cobradores”, diz. “Não poderia deixar de mencionar que os guardas municipais, em serviço ou não, prestam relevantes serviços. Esse comprometimento com a sociedade é tão grande que muitas vezes chegam a sacrificar suas vidas em favor do povo”, complementa o vereador.
De acordo com o Projeto, para receber a isenção, os Guardas Municipais deverão estar devidamente uniformizados ou portando a carteira de identificação de sua Corporação.
O autógrafo do Projeto agora segue para a Prefeitura para a avaliação do Prefeito. Sendo sancionado por ele, torna-se Lei.
Melhorias para a Guarda Municipal
Além desse Projeto, o vereador Ceará também está se empenhando em buscar outras melhorias para a Guarda, entre elas de equipamentos, investimento no pessoal e implantação de mais bases nos bairros como, por exemplo, no Paisagem Colonial.


Guarda Municipal de Santos testa bicicletas feitas com garrafas pet

Publicação: 28/03/2013 16:48 Atualização:
 (Divulgação)
A Guarda Municipal de Santos começou a testar esta semana um transporte ecologicamente correto e sustentável: bicicletas feitas a partir de garrafas pet. Três veículos deste tipo estão sendo dirigidos por integrantes da corporação pela orla, ao longo da ciclovia e na faixa de areia da cidade litorânea. O objetivo é verificar se o sistema de suspensão e o assento atendem às exigências das atribuições diárias da guarda.

Com estruturas centrais produzidas a partir da reciclagem de garrafas pet, as bicicletas são fabricadas a partir da utilização 20 unidades desse produto para cada quadro, que tem flexibilidade natural e absorve as pequenas imperfeições do terreno irregular. O peso é de aproximadamente 5 quilos e suporta uma capacidade 20 vezes maior (até 100 quilos).

Segundo a prefeitura do município, após 30 dias de testes e uma eventual aprovação do veículo, a GM se reunirá com o fabricante para discutir ajustes necessários, como o incremento de buzina, luminoso e suportes para refil com água e tonfa (espécie de cassetete de madeira). A utilização será ampliada se o equipamento realmente der certo, já que as bicicletas são ideais para uso na praia e também em centros comerciais.

Novos Guardas Municipais entram em ação a partir da próxima semana

EM 28 DE MARÇO DE 2013 AS 10H29
Entidade que contava com 16 integrantes passa a contar com mais 10 guardas municipais.
Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

Crédito: ExpressoMT
Desde que passou a operar o Sistema de Videomonitoramento, a Guarda Municipal sentiu a necessidade de ampliar seu efetivo para atuar dentro de suas atribuições, orientando e disciplinando o trânsito de Lucas do Rio Verde. Como parte do efetivo é mantida na operacionalização do sistema 24 horas por dia, o coordenador Fábio Medeiros requisitou e viu o pedido para ampliação da Guarda Municipal. A partir da próxima semana, mais dez membros passam a atuar na corporação.

Segundo Medeiros, a inserção dos novos membros fará com que a GM permaneça nas ruas. “Com isso conseguiremos guarnecer ainda mais a cidade. Dentro da nossa atribuição, que é o trânsito, a gente vai poder dar maior amplitude no nosso serviço”, adiantou.

Sobre a possibilidade de os membros da GM passem a atuar armados, o coordenador opinou que indiretamente a corporação atuam na área de segurança pública. Ele cita que os guardas municipais já auxiliaram as Polícias Civil e Militar em algumas situações, mas avalia que a situação deve ser analisada no âmbito jurídico, pois deve haver uma adequação à legislação. “No que a gente possa colaborando, estaremos ajudando, sem dúvida nenhuma”.

Os novos agentes estão sendo instruídos dentro da função. Eles já passaram por uma serie de treinamentos que envolvem atendimento de primeiros socorros a vítimas de trânsito, combate a incêndio e os trâmites burocráticos relacionados à disciplina de trânsito. 

Política - 19/03/2013 - 13:47 
Projeto deixa guarda municipal usar arma de fogo 

Clique na foto para ampliar
Projeto é de autoria do vereador Alceu Bueno
Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal de Campo Grande

O vereador Alceu Bueno (PSL) apresentou, na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Campo Grande, um projeto para alterar a Lei Orgânica vigente no Município e permitir o uso de armas letais pela  Guarda Municipal.
Cerca de 40 guardas municipais compareceram à Casa de Leis reivindicando para que a guarda seja armada, uniformizada, tenha caráter essencialmente civil e que eles entrem no cargo de concurso público em que os concorrentes tenham ensino médio.
Além disso, eles querem ajudar em campanhas de fiscalização no trânsito e do meio ambiente podendo realizar autuações e apreensões.
Para o autor da proposta, vereador Alceu Bueno (PSL), a Guarda Municipal deve atuar de forma preventiva e o uso de armas poderá ser útil.
“A Guarda Municipal deve ser para apoio e atuar de forma preventiva na proteção do bem público quanto dos cidadãos”, argumenta o vereador.
O representante da Guarda Municipal, Hudson Ferreira Bonfim, explica que grande parte dos servidores já realizaram o curso, estando assim preparados para receber armas além do plano ser amparado por Lei Federal.
“O estatuto do desarmamento já autoriza a Guarda Municipal a utilizar a arma de fogo”, declara o representante.
O presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, vereador Airton Saraiva (DEM), apóia que a Guarda Municipal seja armada.
“Eu sou favorável porque se uma guarda for bem treinada e qualificada ela pode colaborar com a segurança pública. Temos o exemplo de Dourados que a guarda já é armada e não vemos muitos casos de despreparo, mas sim vemos a colaboração com as polícias”, fala o vereador.
Toda quinta-feira a Comissão de Justiça se reúne para dar o parecer dos projetos que estão na fila. Para Saraiva, em uma semana o projeto já deverá ter passado pelas comissões temáticas e estar pronto para votação.



VIOLÊNCIA. Polícia encontrou armas municiadas no carro da vítima
Guarda municipal é assassinado
Por: BLEINE OLIVEIRA - REPÓRTER
As primeiras informações que possam explicar por que o guarda municipal Fábio Borges, de 31 anos, funcionário da Prefeitura de União dos Palmares, foi morto começam a ser apuradas a partir de hoje, quando o delegado do município, Valdeks Pereira, retorna do plantão de fim de semana.

Ontem, em entrevista por telefone, ele disse que não descartará nenhuma hipótese que possa identificar os responsáveis pelo crime.

O guarda municipal foi executado na noite do sábado, dia 16, quando trafegava pela Avenida João Lyra Filho, no Centro. Ainda dentro do carro, o Fiat Uno, de cor branca e placa MUK-5232, Fábio foi atingido no ombro, peito, punho e abdômen por tiros que teriam sido disparados por dois homens encapuzados que estavam em uma motocicleta.



Testemunhas disseram que a vítima foi surpreendida pelos matadores, que não lhe deram a mínima chance de reação. O rapaz ainda chegou a ser levado ao hospital, onde morreu. “A s circunstâncias da morte e o tipo de vida que a vítima tinha podem indicar se foi, por exemplo, acerto de contas”, disse o delegado Valdeks, ressaltando que somente hoje terá conhecimento dos detalhes do crime, ao receber e analisar as informações levantadas pelas equipes que foram ao local no dia do assassinato.

Há informações, não confirmadas pelo delegado de União, que Fábio Borges seria irmão de um policial militar do 2º Batalhão da PM, sediado naquele município, e que teria envolvimento em crimes na região. No carro, a polícia encontrou um revólver 38 e uma pistola 35mm, armas que estavam municiadas. ‡ 


Quatro criminosos explodiram os caixas eletrônicos e fugiram com dinheiro.
Três pessoas, entre eles o vigia, foram rendidas pelos assaltantes armados.

Do G1 Piracicaba e Região
Comente agora
Agência do Bradesco assaltada em Elias Fausto (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)Agência do Bradesco depois de ser assaltada em Elias Fausto (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)
Duas agências bancárias de Elias Fausto (SP) foram assaltadas ao mesmo tempo na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo informações da Guarda Municipal (GM), quatro homens armados com três pistolas e um fuzil renderam o vigia de um dos bancos. Duas pessoas que passavam pelo local também foram rendidas. O grupo explodiu os caixas eletrônicos e fugiu com o dinheiro.
Área interna de Banco do Brasil após explosões em Elias Fausto (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)Área interna de Banco do Brasil após explosões
em Elias Fausto (Foto: Ricardo Custódio/EPTV)
As duas agências ficam na mesma praça, na área central da cidade. A ação ocorreu por volta de 3h e policiais militares e guardas municipais chegaram a ir até o local momentos depois do crime, mas os assaltantes já haviam fugido.
O vigilante, que trabalha em um dos bancos e foi rendido pelo bando, relatou à polícia que recebeu coronhadas. Os outros dois reféns eram um caminhoneiro e um pedestre que passavam em frente às agências no momento da ação do grupo. As agências são do Bradesco e do Banco do Brasil.
Procissão cancelada
A procissão que estava marcada para sair da praça em frente às agências na manhã desta sexta-feira foi cancelada em função da movimentação policial no local. Foi a segunda vez que houve assalto a banco em Elias Fausto, que tem quatro agências bancárias. Os valores levados pelos criminosos não foram divulgados.

terça-feira, 26 de março de 2013


2° MAIOR SALARIO DE GUARDA DO PAIS.


Guarda Municipal de Belém paga o 2º melhor salário do Brasil para a categoria
Causou alvoroço entre os concurseiros  a remuneração que a Prefeitura Municipal de Belém paga ao seu guarda municipal em início de carreira: R$ 2.500 e uns trocados. Em entrevista concedida para o Canal Belém, da PMB, a comandante da corporação, advogada Ellen Margareth, lembrou que esta é a segunda maior remuneração do Brasil. O primeiro é o da Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo. Além de ter o 2º melhor salário, a Guarda Municipal de Belém é a 5ª mais bem estruturada do País.
A comandante reiterou a importância da realização dos dois concursos públicos em processo, que, juntos, oferecem 272 vagas para GM-01 (guarda operacional) e 20 vagas para GM-02 (guarda músico). “É mais do que urgente a realização desse certame para a Guarda, em abril próximo. É diferente do último concurso, realizado em 2009, que foi para atender o preenchimento de vacância deixada por aposentadoria, invalidez, óbito e outras demandas. Agora, a maior necessidade é aumento do efetivo”, justificou a titular da GMB.

De acordo com Ellen Margareth, atualmente a GMB tem um efetivo de quase 900 homens. Com isso, temos um guarda para cada 15 mil habitantes. O ideal seria um agente para cada 300 munícipes. “As demandas cresceram em cima das atribuições da Guarda. Hoje, atendemos muito mais os órgãos da Prefeitura de Belém se comparado há 5 anos atrás. Estamos em todos os logradouros públicos, praças, instituições municipais. Numa melhor análise diria que a Guarda é a identidade do município”, explicou.

Assim como as demandas aumentaram para a Guarda, a Prefeitura de Belém, nesses últimos 5 anos, também investiu muito mais na instituição. Melhores salários para o servidor, elevação da categoria funcional de Nível Fundamental para Médio, aquisição de novos veículos motorizados (carros e motos), material logístico, realização de concurso público, em 2009, após 13 anos de espera, convênios importantes com o Governo Federal, através do Senasp, parcerias com as Forças Armadas e órgãos da Segurança Pública do Estado do Pará. Enfim, houve um salto de qualidade significativa tanto no desempenho do trabalho como na valorização do guarda enquanto servidor público.

O guarda passou a ter um comportamento mais presente na vida do povo belenense. Nesses 20 anos de existência da GMB, além de proteger bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, o guarda também assegura preventivamente e ostensivamente a vida dos munícipes desta cidade. “Com isso, a Guarda Municipal de Belém se tornou referência Nacional. Dentre as 900 guardas existentes, é a 5ª melhor do Brasil com o 2º melhor salário do país”, elogiou a comandante Ellen Margareth.
Vagner Santos 14:14
GCM CARDOSO:


Guarda Municipal de Belém paga o 2º melhor salário do Brasil para a categoria
Causou alvoroço entre os concurseiros  a remuneração que a Prefeitura Municipal de Belém paga ao seu guarda municipal em início de carreira: R$ 2.500 e uns trocados. Em entrevista concedida para o Canal Belém, da PMB, a comandante da corporação, advogada Ellen Margareth, lembrou que esta é a segunda maior remuneração do Brasil. O primeiro é o da Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo. Além de ter o 2º melhor salário, a Guarda Municipal de Belém é a 5ª mais bem estruturada do País.
A comandante reiterou a importância da realização dos dois concursos públicos em processo, que, juntos, oferecem 272 vagas para GM-01 (guarda operacional) e 20 vagas para GM-02 (guarda músico). “É mais do que urgente a realização desse certame para a Guarda, em abril próximo. É diferente do último concurso, realizado em 2009, que foi para atender o preenchimento de vacância deixada por aposentadoria, invalidez, óbito e outras demandas. Agora, a maior necessidade é aumento do efetivo”, justificou a titular da GMB.

De acordo com Ellen Margareth, atualmente a GMB tem um efetivo de quase 900 homens. Com isso, temos um guarda para cada 15 mil habitantes. O ideal seria um agente para cada 300 munícipes. “As demandas cresceram em cima das atribuições da Guarda. Hoje, atendemos muito mais os órgãos da Prefeitura de Belém se comparado há 5 anos atrás. Estamos em todos os logradouros públicos, praças, instituições municipais. Numa melhor análise diria que a Guarda é a identidade do município”, explicou.

Assim como as demandas aumentaram para a Guarda, a Prefeitura de Belém, nesses últimos 5 anos, também investiu muito mais na instituição. Melhores salários para o servidor, elevação da categoria funcional de Nível Fundamental para Médio, aquisição de novos veículos motorizados (carros e motos), material logístico, realização de concurso público, em 2009, após 13 anos de espera, convênios importantes com o Governo Federal, através do Senasp, parcerias com as Forças Armadas e órgãos da Segurança Pública do Estado do Pará. Enfim, houve um salto de qualidade significativa tanto no desempenho do trabalho como na valorização do guarda enquanto servidor público.

O guarda passou a ter um comportamento mais presente na vida do povo belenense. Nesses 20 anos de existência da GMB, além de proteger bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, o guarda também assegura preventivamente e ostensivamente a vida dos munícipes desta cidade. “Com isso, a Guarda Municipal de Belém se tornou referência Nacional. Dentre as 900 guardas existentes, é a 5ª melhor do Brasil com o 2º melhor salário do país”, elogiou a comandante Ellen Margareth.

domingo, 24 de março de 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

CURSO DE PALESTRANTE

 
O Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento – CEFEA oferece 20 vagas para curso de “Palestrante de Prevenção Primária ao Uso de Drogas”, do Programa Ser Livre.
O curso terá carga horária 110 horas, divididos em duas turmas (DIURNO E NOTURNO). A data da primeira turma será do dia 08 a 12 de Abril e da segunda do dia 06 a 10 de Maio, e será no Centro de Excelência de Ensino da Execução Penal – CESEP, que fica na Rua 94-A, s/n, Setor Sul, ao lado do Teatro Martim Cererê.
O CEFEA pede que o guarda municipal interessado em participar do curso deverá informar por escrito ao seu chefe imediato sobre a pretensão em participar do curso.

Para mais informações, falar com o GM Ribeiro: (62) 8423 0005 (oi) / gcm.ribeiro@yahoo.com.br ou (62) 3524 4911 – Divisão de Promoção da Defesa Comunitária.

sexta-feira, 22 de março de 2013

21 de Março de 2013 - 10h34

Evaldo Lima confirma concurso para 1.000 novos guardas municipais


O vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima (PCdoB), reforçou nesta quarta-feira (20/03) o compromisso do Poder Executivo de realizar novo concurso público para Guarda Municipal em Fortaleza. O objetivo do prefeito Roberto Cláudio é colocar mais 1.000 profissionais da segurança nas ruas.


“A prefeitura de Fortaleza assumiu o compromisso da criação da Secretaria de Segurança e Cidadania. Com a nova Secretaria, as funções, responsabilidades e competências da Guarda Municipal e da Defesa Civil ficaram bastante valorizadas”, disse.

Nos debates do plenário, Evaldo reforçou a necessidade e a responsabilidade estratégica do Estado na segurança do prefeito. “A mensagem do prefeito Roberto Cláudio diz respeito a um convênio, a uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Não há nenhuma perda de prerrogativa da Guarda Municipal ou da Defesa Civil. Ao contrário, o que se busca é o fortalecimento dessas instituições. Há um convênio, uma parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar”, explica.

Situação das creches não conveniadas

Ainda nesta quarta-feira (20), Evaldo Lima informou que a Prefeitura de Fortaleza apresentou uma proposta para as creches que não conseguiram convênio com o Governo Municipal. Segundo o vereador, a Prefeitura sugere que as creches passem a gestão do equipamento para a responsabilidade da Prefeitura.

“Se as associações privadas não conseguiram a certidões necessárias para realizar o convênio, elas podem passar a sede da creche para a responsabilidade da Prefeitura. O que não pode é o gestor ficar diante de uma fragilidade jurídica”, disse Evaldo.

Ainda em seu discurso, Evaldo enalteceu o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a educação. O parlamentar destacou a presença do Prefeito Roberto Cláudio e do Secretário Ivo Gomes na abertura do Ano Letivo de 2013. “A presença deles foi um reconhecimento pela escola Mozar Pinto, que possui os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, além de uma contribuição para a auto estima da população. Isso só reforça o compromisso público com a nossa população”, finalizou o vereador.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!