Projeto deixa guarda municipal usar arma de fogo
Clique na foto para ampliar
Projeto é de autoria do vereador Alceu Bueno
Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal de Campo Grande
Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal de Campo Grande
O vereador Alceu Bueno (PSL) apresentou, na manhã desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Campo Grande, um projeto para alterar a Lei Orgânica vigente no Município e permitir o uso de armas letais pela Guarda Municipal.
Cerca de 40 guardas municipais compareceram à Casa de Leis reivindicando para que a guarda seja armada, uniformizada, tenha caráter essencialmente civil e que eles entrem no cargo de concurso público em que os concorrentes tenham ensino médio.
Além disso, eles querem ajudar em campanhas de fiscalização no trânsito e do meio ambiente podendo realizar autuações e apreensões.
Para o autor da proposta, vereador Alceu Bueno (PSL), a Guarda Municipal deve atuar de forma preventiva e o uso de armas poderá ser útil.
“A Guarda Municipal deve ser para apoio e atuar de forma preventiva na proteção do bem público quanto dos cidadãos”, argumenta o vereador.
O representante da Guarda Municipal, Hudson Ferreira Bonfim, explica que grande parte dos servidores já realizaram o curso, estando assim preparados para receber armas além do plano ser amparado por Lei Federal.
“O estatuto do desarmamento já autoriza a Guarda Municipal a utilizar a arma de fogo”, declara o representante.
O presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, vereador Airton Saraiva (DEM), apóia que a Guarda Municipal seja armada.
“Eu sou favorável porque se uma guarda for bem treinada e qualificada ela pode colaborar com a segurança pública. Temos o exemplo de Dourados que a guarda já é armada e não vemos muitos casos de despreparo, mas sim vemos a colaboração com as polícias”, fala o vereador.
Toda quinta-feira a Comissão de Justiça se reúne para dar o parecer dos projetos que estão na fila. Para Saraiva, em uma semana o projeto já deverá ter passado pelas comissões temáticas e estar pronto para votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!