sábado, 17 de novembro de 2012


Prefeitura de São Luís apresenta videomonitoramento ao trade turístico

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
15 de novembro de 2012 às 09:02
As secretarias municipais de Turismo e de Segurança com Cidadania apresentaram, na manhã de terça-feira (13), no Hotel Grand São Luís, ações direcionadas ao setor turístico e à segurança patrimonial, da população e dos turistas que visitam o Centro Histórico ludovicense. Cerca de 40 pessoas estiveram no local.
Durante o evento, o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, destacou assuntos relevantes à segurança no Centro Histórico. Em outubro, foi inaugurada a Central de Videomonitoramento, com base na Setur, com 22 câmeras em 13 pontos distintos, contribuindo com o sistema de segurança pública da capital.
'Esse projeto foi concebido a partir de uma necessidade do próprio trade turístico e da comunidade, através das reclamações de turistas que eram vítimas de ação criminosa dentro do Centro Histórico. É um projeto integrado com a Polícia Militar, em que procuramos formar uma bolha de segurança pra que os visitantes do Centro Histórico se sintam seguros', explicou Luiz Carlos.
O encontro também mostrou um pouco das atividades promovidas pela Setur, além dos resultados de parcerias, participação em feiras, consolidação de programas turísticos e sociais, entre outras. O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, elogiou o comprometimento dos presentes e ressaltou que só a união das esferas pública e privada elevará o turismo de São Luís a um lugar destacado no Brasil e no mundo.
'É muito gratificante ver que temos um empresariado interessado e participante. Trocar informações, interagir, receber e fazer críticas construtivas, sugerir, enfim, participar suas respectivas necessidades é fundamental para o bom andamento do setor turístico na nossa cidade', destacou o secretário.
Ações integradas – O titular da Semusc destacou que a ideia desse trabalho foi, exatamente, criar uma bolha de segurança no primeiro módulo, onde se tivesse várias ações integradas. Teríamos o Videomonitoramento e também um grupo especial de resposta as Ações Preventivas desse trabalho. Para isso foi criado um Ponto da Guarda Municipal dentro do Mercado das Tulhas – um ponto estratégico, de onde os guardas municipais podem se deslocar para qualquer dos pontos mais visitados da cidade.
No primeiro módulo, foram instaladas 22 câmeras de videomonitoramento, contribuindo assim com um sistema de segurança pública da Capital ainda mais eficiente. Ao entrar em visitação no Complexo, a partir da Casa das Tulhas, o turista pode ser monitorado até sua saída da área.
No caso de uma ação delituosa contra turistas, os três operadores de Segurança Pública de serviço na Sala de Videomonitoramento têm à sua frente o painel mostrando toda situação que está acontecendo dentro do polígono. Esse complexo está montado no primeiro andar, onde também ficam os servidores.
A outra Sala é a de Situação, onde os analistas –, numa situação de necessidade, por pedido da Justiça, MP, Polícia Civil, que está fazendo investigação e precisa saber o que aconteceu naquele dia, naquela imagem – podem fazer o tratamento daquela imagem, tirar do servidor e encaminhar aos órgãos que solicitarem. Basicamente, são estas as duas Salas que estão dentro da Secretaria de Turismo para fazer a Central de Comando e Controle.
Dentro da Sala de Situação, temos reuniões periódicas com os órgãos. Para isso foi fechada uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e com a Polícia Militar para ocupar as três baias. Através de rádio HT, o policial militar, da Companhia de Turismo, fica em contato com o trailler situado na área externa, e também com o pessoal que está fazendo o monitoramento.
A mesma coisa acontece com a Guarda Municipal de São Luís. 'Nossas equipes estão com rádio, acompanhando a equipe de moto da GMSL e a equipe a pés, quando em uma situação adversa, ou numa situação que se possa agir antes que aconteça, o pessoal é acionado, via rádio, e a equipe vai para o local. Cada operador possui duas telas, onde pode acompanhar todas as câmeras ao mesmo tempo, ou pode identificar algumas câmeras e fazer a divisão. São duas baias ocupadas pela Guarda Municipal e uma pela Polícia Militar. Esse Sistema está ligado 24 horas, 365 dias ao ano. Inclusive à noite, permanece um operador de imagens de plantão, e também uma equipe de resposta com moto fazendo esse acompanhamento', explicou Luiz Carlos Magalhães.
Atrativos – Durante a apresentação, foi explicada, ainda, a situação de duas obras que estão em andamento. A restauração da Fonte do Ribeirão está adiantada e em ritmo acelerado, com previsão de entrega em dezembro. A outra é o Museu da Gastronomia, que também terá seu prédio entregue ainda este ano, além de seu plano curatorial consolidado.
'São duas obras que teremos o prazer de entregar até o fim da gestão. Temos convicção de que ultrapassamos vários percalços e tenho anseio por mais esta vitória, não para mim, mas para o povo de São Luís e seus visitantes', frisou Liviomar Macatrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!