sábado, 17 de novembro de 2012


GCM DE ILHA SOLTEIRA - SP         

PROJETO PRAIA ACESSÍVEL


Ilha Solteira - SP

A Estância Turística de Ilha Solteira é a primeira cidade do interior de São Paulo a oferecer acessibilidade à praia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Um convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência garantiu 10 cadeiras anfíbias, que dão acesso as águas da praia de forma confortável e segura. O modelo de atendimento foi implantado primeiramente no litoral do Estado de São Paulo. Dessa forma a Estância Turística de Ilha Solteira tem o projeto piloto no interior do estado, sendo referência no turismo acessível no noroeste paulista.

“É gratificante saber que dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Ilha Solteira é o único município do interior a participar do Projeto Praia Acessível”, disse Juliana Lacerda Ferreira, Guarda Municipal e Chefe do DEMUTRAN- Departamento Municipal de Trânsito. “É uma parceria maravilhosa: plantamos a idéia e o Darley (Diretor do Departamento de Turismo) apoiou a iniciativa realizando as adaptações na praia que já recebeu rampas que permitem sair do estacionamento de veículos e chegar à praia”. Segundo Juliana, também foram importantes os apoios recebidos do Prefeito Edson Gomes e do diretor de Segurança Gilmar Batista Soares.
Para ajudar os cadeirantes, Ilha Solteira tem a figura do “facilitador de acesso” nos finais de semana e também por agendamento para excursões de outras cidades da região durante a semana.
É importante ressaltar que o facilitador são pessoas voluntárias que são capacitadas para o atendimento. Por orientação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a GM Juliana e o GM Hércules foram até São Sebastião e Ilha Bela participarem de treinamento. “Foram dois anos e meio de trabalho e negociações, várias pessoas envolvidas, agora teremos mais uma opção de lazer na praia. Este verão jamais será esquecido!”, disse Juliana.
Algumas adaptações já eram observadas tais como vagas de estacionamentos para pessoas com deficiência, rampas, banheiros e duchas acessíveis. Novos acessos aos quiosques, rampas, entre outras melhorias foram feitas para receberem o projeto.
Segundo dados do Departamento Municipal de Bem Estar Social de Ilha Solteira há 729 pessoas com deficiência no município. Nos três Postos de Saúde da Família (PSF) são atendidas 60% da população e em seu cadastro de cidadãos há cerca de 40 usuários de cadeiras de rodas. A Escola de Educação Especial Fernanda de Oliveira Bastos – APAE de Ilha Solteira atende 117 alunos e desses 16 são usuários de cadeira de rodas (cidades de Ilha Solteira, Itapura e Selvíria-MS). As pessoas com mobilidade reduzida também poderão utilizar a cadeira. O agendamento pode ser feito pelo telefone 18 3743-6080.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!