Cadastre seu Email

sábado, 17 de novembro de 2012


  • Major Vidal vai a Curitiba discutir curso para a Guarda Municipal de Londrina

  • Alexandre Sanches com assessoria
O secretário municipal de Defesa Social de Londrina, major Raul Leão de Araújo Vidal, participa nesta terça-feira (13), em Curitiba, de uma audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, onde debaterá a viabilização do curso de capacitação para o uso de armas de fogo para agentes da Guarda Municipal.

A expectativa de Raul Vida é que o resultado seja positivo para que o município possa realizar os procedimentos legais de implantação do curso, definindo inclusive um cronograma de atividades. "Esperamos ter um resultado favorável da reunião. Caso isso aconteça, tomaremos as providências necessárias para a realização do curso o quanto antes", informou.
Na terça-feira (6), o secretário foi sabatinado na Câmara Municipal de Londrina sobre a retirada do Grupo Tático de Motos (Getam) das ruas, principalmente em abordagens em pontos considerados perigosos em Londrina. Ele também foi cobrado pelos vereadores e pelos guardas municipais presentes, da falta do curso de tiro, habilitação necessária para que possam sair armados nas ruas.
As armas já foram compradas e estão armazenadas, até que os GMs estejam habilitados, no 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (30º Bimtz), em Apucarana (50 km de Londrina). Apesar dos guardas municipais estarem atuando, o curso de formação não foi concluído, faltando algumas disciplinas a serem executadas, inclusive as instruções de tiro.
Segundo Vidal, serão estabelecidos alguns critérios para a capacitação, como avaliação psicológica dos agentes e também o número de participantes por turma. "Não podemos tirar todo o efetivo das ruas. A intenção é que após a avaliação, os agentes aptos sejam distribuídos em turmas de 30 e 50 participantes. A dinâmica do curso será analisada de forma a não prejudicar o serviço oferecido pela Guarda", ressaltou.
O secretário informou ainda, que não é possível apontar uma previsão para a realização do curso antes da reunião, mas uma vez implantado, o curso deverá incluir também os 100 novos agentes que serão contratados após a aprovação no concurso da GM que está sendo realizado pela Prefeitura. Atualmente o efetivo da Guarda Municipal em Londrina é de 192 agentes.

Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!