terça-feira, 23 de julho de 2013

Operação Simultânea faz vistorias, cumpre mandados e apreende drogas

DIÁRIO ONLINE 20/07/2013 12h00
 
foto
Foto: Ricardo Albertoni/Diário Online
Fiscalização é intensificada na fronteira de Corumbá com Bolívia
Teve início às 06h deste sábado (20) a Operação Simultânea, em reforço à segurança para a Jornada Mundial da Juventude. A ação, determinada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública acontece em 11 Estados vizinhos a países da América do Sul.
Em Mato Grosso do Sul, o GGI-Fron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira), coordena o trabalho em quatro polos: Corumbá, Jardim, Ponta Porã e Naviraí. Participam da Operação o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Departamento de Operações de Fronteira, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Receitas Federal e Estadual, IAGRO, ANTT, Vigilância Sanitária, com apoio de integrantes da Justiça e Ministério Público Federal e Estadual.
São realizadas fiscalizações aduaneiras, de trânsito urbano e rodoviário. Mas o transporte em ônibus e vans é o foco principal, devido a quantidade de peregrinos que se deslocam para o Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho.
Em Corumbá, foram montadas barreiras no Posto Esdras, fronteira com a Bolívia - onde militares do Exército, agentes da PRF, PF, Força Nacional e fiscais da ANTT, fazem vistorias em veículos e pedestres - e no Posto Fiscal do Lampião Aceso, na BR-262. Naquele ponto, equipes do Exército, PM e PMA fazem a mesma ação. Na fronteira, a revista é minuciosa, o que causou longas filas de carros de passeio, ônibus e vans. 
Na área urbana, as forças de segurança cumpriram na manhã deste sábado, 18 mandados de busca e apreensão em pontos diferentes da cidade. Em quatro deles, houve flagrante de venda de drogas. Uma bolsa com tabletes de maconha, foi encontrada enterrada no quintal de uma "boca de fumo". A terra mexida, com caixas de cerveja em cima, chamaram a atenção dos policiais, que ao cavarem no local, encontraram o entorpecente.
O balanço parcial aponta a apreensão de nove tabletes de maconha, com pouco mais de 1 quilo cada; papelotes de pasta base de cocaína; 14 celulares; moedas; dinheiro (real e dólar); um revólver calibre 38; três carros e uma moto, cartões bancários e de benefícios sociais, além de um caderno com a "contabilidade" de uma das bocas de pó. Cinco pessoas que estavam nos pontos de venda de drogas foram detidas e levadas para o 1º Distrito Policial. Também foram cumpridos três mandados de prisão.
O tenente-coronel Alexandre Rosa Ferreira, secretário-executivo do GGI-Fron, acompanha as ações em Corumbá. Ele informou ao Diário que a operação segue até a segunda-feira (22), quando será apresentado à imprensa o balanço de apreensões e prisões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!