sábado, 2 de junho de 2012


Atualizado em segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 09h27

RS: Alfândega terá espaços comerciais

Iniciativa do Monumenta vai oferecer uma cafeteria, bancas de revista, floricultura e novos banheiros públicos na praça em Porto Alegre
Cafeteria, floricultura e novos banheiros serão algumas das novidades no local / Gabriela Di Bella/ Metro Cafeteria, floricultura e novos banheiros serão algumas das novidades no local Gabriela Di Bella/ Metro

Uma das áreas mais tradicionais de Porto Alegre, a praça da Alfândega, ganhará novos espaços comerciais até agosto. O empreendimento, que começou a ser construído em janeiro pelo projeto Monumenta, deve trazer maior movimentação para o Centro Histórico, além de reformar e conservar o local.

De acordo com a coordenadora do projeto Monumenta em Porto Alegre, Briane Bicca, o Módulo de Serviço Caminho do Jacarandá, como o espaço foi denominado, irá reunir lojas que estão atualmente dispersas na região. “Atualmente, pouca gente circula por ali e o local é úmido. Queremos dar animação e mais segurança para a praça”, explicou. Segundo ela, o projeto prevê a instalação de seis bancas de comércio, sendo, provavelmente, uma cafeteria, floricultura, sorveteria, banca de mel e duas bancas de revistas.

Além do centro comercial, a obra terá postos de informação turística e da BM (Brigada Militar)  e da Guarda Municipal. A Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) também terá um espaço para abrigar ferramentas para a conservação da praça.

Conforme Briane, outra construção importante para a população são dois conjuntos de banheiros, um gratuito e outro pago. “Os banheiros serão iguais. O Conselho dos Direitos Humanos solicitou que um deles fosse sem custo. Caberá ao cliente escolher qual irá utilizar”, disse.

O piso será refeito, mas continuará sendo de pedra portuguesa. A obra custará, ao todo, R$ 758 mil e deve ser entregue antes da Feira do Livro, no fim de outubro. “Não sei se as lojas já estarão todas instaladas, mas o empreendimento estará pronto no prazo”, afirmou Briane.

A praça deve ganhar também nova jardinagem, que iniciará em junho.

Smic fará licitação
O Monumenta garantiu que as obras estão sendo feitas a um metro de distância do prédio da Caixa Econômica Federal e que não irão causar danos ao painel artístico da estrutura.

A Smic (Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio) irá escolher empresas responsáveis por três dos seis espaços comerciais. Serão realizadas licitações individuais para cada loja, ainda sem formato definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!