Cadastre seu Email

sábado, 20 de julho de 2013

Centro histórico de São Luís virou ponto de tráfico de drogas e assaltos

Centro histórico de São Luís virou ponto de tráfico de drogas e assaltos


Local é um dos pontos turísticos de São Luís.
Câmeras de videomonitoramento auxiliam no combate ao crime na área.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
1 comentário
Praças e ruas ocupadas por traficantes e usuários de drogas no centro histórico deSão Luís. Um passeio pelo local que é um dos cartões postais da cidade, principalmente à noite, virou um programa de risco.
Os marginais costumam se abrigar em casarões abandonados. Se escondem até dentro do mato, ao redor de prédios em ruínas. E agem durante o dia todo. Muitos cometendo crimes, outros usando drogas.

Até sentar no banco de uma praça, nem sempre deixa os frequentadores da Praia Grande despreocupados. "Agora há pouco tinha um usuário aqui do lado, aí ele fez o 'cigarrinho' dele aqui atrás. Fiquei com medo e sai", contou Marta Rodrigues, cozinheira.
Vinte e duas câmeras vigiam várias ruas da Praia Grande. O sistema foi instalado na área há um ano pela prefeitura. Os flagrantes de criminalidade são cada vez mais comuns. Nos últimos três meses, foram 88 casos, segundo a Secretaria de Segurança do município.

Tudo registrado pela central de videomonitoramento da guarda municipal. Em uma das imagens, vítimas aparecem correndo pela rua depois de serem assaltadas. O ladrão chega a entrar na Câmara de Vereadores de São Luís, mas é preso pelos funcionários. Na saída, a população revoltada queria linchar o bandido.

Em um outro flagrante, um homem se aproxima por trás de uma mulher, que anda pela rua deserta no centro histórico. O bandido ataca a vítima usando uma faca. Rouba objetos dela, que entrega tudo o que tem. Depois, faz ameaças e ainda tenta beijá-la.
A mulher corre e nem consegue avisar os dois policiais que passam numa moto logo em seguida. Sem saber de nada, os PMs passam direto e o ladrão vai embora tranquilamente.
Tanto a Secretaria de Segurança do Município quanto a Polícia Militar admitiram que é preciso melhorar a comunicação entre os dois órgãos. Só assim os pms e os guardas municipais seriam avisados de forma mais rápida a tempo de prender o criminoso.

"Nós estamos tentando colocar um telefone 24 horas dentro da Central de Videomonitoramento, para que esta possa fazer contato com as nossas viaturas, e com as nossas motos de imediato", afirma capitão Wellington Chaves, subcomadante da Companhia de Turismo.

O mesmo homem que assaltou a mulher durante à noite na rua humberto de campos é flagrado praticando outro roubo, desta vez com a participação de um grupo de quatro ladrões. Ele aparece conferindo o dinheiro da carteira de uma das vítimas.
"Esse ponto precisamos fazer alguns ajustes, entrando em contato com o Ciops, com a CPTur. Mas o primeiro passo foi dado com essa parceria com a PM para fazer essas atividades e trabalhar em cima da expansão do monitoramento", explica Breno Galdino, secretário de Segurança do Município.

A Rua da Estrela é o lugar de maior movimentação na Praia Grande, principalmente durante à noite, por cusaa de alguns eventos que são realizados na área. No local tem um trailer da PM e do lado fica a Praça Nauro Machado. E quem vai subindo as escadas se depara lá em cima com a Praça Valdelino Cécio, que, segundo a Secretaria de Segurança do município se transformou no maior ponto de consumo de drogas da região do centro histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!