quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uso de arma de fogo por GM é discutido no Conselho de Segurança

A medida visa autoproteção da categoria e eventualmente a defesa de um cidadão em situação de risco

12/08/2015 - 18:55 - Atualizado em 12/08/2015 - 22:43
Reunião discutiu medidas de segurança aos GMs
Uma reunião na manhã desta quarta-feira (12) do Conselho Municipal de Segurança de Santos discutiu sobre a possibilidade de parte do efetivo da Guarda Municipal usar arma de fogo. 

Na Associação Comercial, o secretário de Segurança, Sergio Del Bel, apresentou a proposta aos conselheiros, que visa autoproteção do guarda municipal e eventualmente a defesa de um cidadão em situação de risco.
De acordo com Del Bel, o objetivo não é tornar a Guarda Municipal em policial, mas estudar a possibilidade do que vem se tornando uma tendência natural, baseado no Estatuto Geral das Guardas Municipais, que permite uso de arma de fogo por guardas municipais em cidades com mais de 200 mil habitantes.
“Pretendemos abrir licitação para exame psicológico dos guardas interessados”, explicou o secretário de Segurança. Somente os aprovados neste exame passarão pelo treinamento para uso provável de pistola semiautomática.
 “O estudo tem muitas questões para serem discutidas, mas acreditamos que a GM está preparada para dar esse novo passo”, afirma Del Bel. Atualmente, a GM trabalha com colete balístico, algemas, tonfa (tipo de cassetete), spray de pimenta e alguns utilizam a pistola taser, que emite choque elétrico e paralisa ação do oponente.
Próximos passos 
A ideia da Seseg é democratizar a discussão com a sociedade. Por isso, os conselhos comunitários de segurança promoverão discussões com os moradores. O tema voltará a ser abordado nas duas próximas reuniões do Conselho Municipal de Segurança, e a partir disso, a Prefeitura avaliará o andamento da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!