Cadastre seu Email

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

guardas municipais

Por: Caroline Mesquita
Da Reportagem

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) atua normalmente na capital com 10 viaturas. Entretanto, na manhã de segunda-feira (9), o Jornal do Dia recebeu uma denúncia que apenas metade das viaturas estão fazendo ronda na cidade. O motivo das cinco viaturas retidas seria problemas mecânicos e falta de pagamento à empresa locadora desses veículos. “Temos duas viaturas paradas por defeito mecânico e três paradas por falta de pagamento. O dono dos veículos foi na Guarda e recolheu as chaves das viaturas, pois ele disse que está há cinco meses sem receber o pagamento da locação. Elas estão lá no prédio, mas estão paradas porque não tem chave”, disse o denunciante da Guarda Municipal, que não quis se identificar.  

Ainda segundo o denunciante, os guardas municipais estão fazendo a vigilância de várias escolas municipais sem materiais de segurança necessários. E há mulheres da guarda tirando plantões sozinhas em escolas. “Como os vigilantes estão sendo dispensados das escolas municipais até haver outro contrato, nós estamos dando suporte. O problema é que não temos estrutura para exercer essa função, como colete a prova de bala, armamento e rádio de comunicação. Estamos expostos ao perigo e não há viaturas suficientes para dá apoio aos guardas no horário noturno”, informou o denunciante.

De acordo com próprio site da Prefeitura Municipal de Macapá, a Guarda Municipal dispõe de Unidades e Companhias da Zona Norte e Sul, Unidades de Guarda Comunitária (UGC’s) da Fazendinha e Marabaixo, Divisão de Defesa Civil (Didec), Divisão de Canil e os Grupamentos: Tático Operacional (GTO), Proteção Ambiental (GPA) e Ciclo Comunitário (GCM/Ciclo).

Guarda Municipal
O comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá, inspetor Rui Seco, confirmou que a instituição realmente possui 10 viaturas e apenas cinco estão fazendo ronda. Entretanto, duas estão em manutenção e devem ser entregues ainda nesta semana e três (VTR 14/15/16) estão em fase de renovação de contrato. “Provavelmente essa semana estaremos trabalhando a renovação do contrato das três viaturas locadas. Sete viaturas pertencem a Guarda Municipal, mas duas estão em manutenção. Essas três que estão locadas servem mais na parte administrativa da Guarda, então não afeta a parte operacional”, informou o inspetor Rui Seco.

O comandante confirmou também que a guarda municipal está à disposição para resguardar as escolas municipais enquanto o contrato de vigilância da Prefeitura de Macapá está sendo concluído.  A previsão é trabalhar 45 dias nas escolas até a Prefeitura concluir o contrato da nova empresa de vigilância. “Estamos colocando os guardas para assumir os postos dos vigilantes, mas 90% das escolas estão com dois guardas e nenhuma mulher da guarda fica sozinha. Ela sempre está acompanhada, por um guarda municipal masculino. Não temos ainda armamento porque nossa lei foi aprovada recentemente e ainda estamos fechando convênio com a Polícia Federal e Polícia Militar. Mas eles podem contar com o apoio das viaturas”, resumiu Seco.

A Guarda Civil Municipal de Macapá não soube informar o valor do contrato das viaturas locadas, tampouco sobre a suposta dívida de 5 meses à empresa locadora dos veículos, pois essa competência é do departamento financeiro da Prefeitura de Macapá. Segundo a GCMM, nesta semana as duas viaturas que estão em manutenção já ficarão prontas e retornarão as rondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!