sábado, 14 de setembro de 2013

Requerimento sugere que guardas municipais portem armas de fogo

Requerimento sugere que guardas municipais portem armas de fogo


Assunto foi discutido na Câmara de Vereadores de Caruaru. 
Atualmente 43 profissionais que exercem a função na cidade.

Do G1 Caruaru
Comente agora
Autor do requerimento acredita que esta é uma decisão que deve ser tomada em conjunto. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Autor do requerimento diz decisão deve ser tomada
em conjunto. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Um requerimento apresentado nesta terça-feira (10) na Câmara de Vereadores deCaruaru, no Agreste pernambucano, sugere que os guardas municipais passem a trabalhar armados. A ideia está amparada por uma Lei Federal do Estatuto do Desarmamento, que prevê o uso de armas por guardas em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Em Caruaru existem, atualmente, 43 profissionais que exercem a função. O vereador Gilberto de Dora, autor do requerimento, acredita que esta é uma decisão que deve ser tomada em conjunto. "É importante que o Poder Executivo tome essa alternativa junto as autoridades competentes, sociedade civil e os próprios guardas municipais para que todos possam ter um entendimento só", disse. 
O guarda municipal Márcio Bezerra é a favor das medidas porque acredita que seria uma maneira de ajudar na segurança pública. "Nos deparamos com diversas situações no dia-a-dia e a gente acaba sem poder tomar algum tipo de iniciativa porque trabalhamos desarmados", disse.
Equipamento de choque deve ser usado pelos guardas. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Equipamento de choque deve ser usado pelos
guardas. (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Segundo o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Destra), Coronel José Carlos da Silva, a criação da guarda municipal veio para tentar estabelecer maior proteção para a população. Ele falou sobre um plano que prevê o uso de um equipamento de choque pelos profissionais. "Nós solicitamos a aquisição de armamento de menor potencial ofensivo e entendemos que esse equipamento é o ideal para os nossos guardas municipais", afirma o diretor.
Sobre a possibilidade do uso de arma de fogo em serviço, ele informou que no momento não há possibilidade dos profissionais passarem por treinamento.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!