sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


 
 

vc repórter: após agressões em SP, guardas municipais são afastados

07 de Janeiro de 2013 15h04
Após a repercussão negativa de um vídeo que mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) agredindo um grupo de skatistas na praça Roosevelt, região central de São Paulo, na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana decidiu afastar os envolvidos do cargo. Nas imagens, alguns guardas municipais aparecem usando gás de pimenta contra os jovens e outro membro da GCM que estava à paisana imobiliza um dos skatistas.

Segundo relatos de testemunhas, esse jovem imobilizado subiu em um banco com seu skate e foi repreendido pelo guarda à paisana. Depois disso, outros skatistas se revoltaram com o homem, que não teve seu nome divulgado pela corporação, e a confusão começou. No vídeo, após muita discussão, o homem à paisana volta e discute com o jovem que faz a filmagem.
Por meio de uma nota oficial, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que repudia a atitude dos envolvidos e informa que afastou os responsáveis pelas agressões.
“Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis”, disse a secretaria, em nota.
O órgão ressalta ainda que os guardas civis metropolitanos “são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos e os desvios de conduta dos agentes são apurados pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, órgão independente responsável por investigar irregularidades na Corporação. O órgão trabalha com total imparcialidade para apurar e corrigir qualquer excesso cometido por parte dos funcionários públicos pertencentes à GCM”.
Os internautas Jonas Junior e Armen Pamboukdjian, de São Paulo (SP), Eduardo Bocão, de Porto Alegre (RS) e Lucas Cutri, de Campinas (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Um comentário:

  1. Que eses skatistas vao a puta que paril eles nao tem educacao nem para respeitar a mae deles imagine o guarda que tenta fazer cumprir o seu dever.

    ResponderExcluir

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!