Cadastre seu Email

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeito de Macapá empossa novo comando da Guarda Civil Municipal

O prefeito Clécio Luís empossou nesta quinta-feira, 10, em cerimônia realizada no Teatro das Bacabeiras, o inspetor Luiz Álvaro de Sousa Nogueira, como comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCM). O novo titular da corporação sucede o major da Polícia Militar do Amapá, Huelton Medeiros, que ficou um ano e oito meses no cargo. Também na solenidade, o inspetor Franciney Alves Rabelo foi efetivado como subcomandante da GCM.
Os dois oficiais chegam ao comando da CGM com o apoio total do prefeito Clécio Luis para o desenvolvimento das atividades da guarda municipal. O prefeito tem como meta de gestão, a valorização dos servidores efetivos e o reconhecimento das categorias.
Comandante e subcomandante
Luiz Álvaro de Sousa Nogueira é o primeiro praça a assumir a condução da Guarda Municipal. Na vida pública e em defesa da categoria, o comandante foi um dos líderes da luta pelo Plano de Carreira dos guardas municipais.
“Hoje é um dia ímpar para a Guarda Civil Municipal, pela primeira vez na história de Macapá um prefeito reconhece a importância do nosso movimento sindical. O fato de um servidor de carreira, que começou como guarda, chegar ao comando da CGM, mostra a valorização e reconhecimento do prefeito Clécio Luís para com a nossa categoria. Essa gestão tem a defesa social como uma de suas prioridades e nós trabalharemos para dar respostas ao cidadão e servir a população”, frisou Luiz Álvaro de Sousa Nogueira.
O novo subcomandante é amapaense e está na GCM há 13 anos e 11 meses. É inspetor de 1ª Classe da corporação e acadêmico de Administração. Franciney Alves Rabelo também é adestrador de cães e já recebeu Honra ao Mérito quando exerceu a função de policial da Força Aérea Brasileira.
Parceria em prol da defesa social de Macapá
O titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Marcos Roberto, que na cerimônia representou o governador Camilo Capiberibe, assegurou que as policiais Civil e Militar do Amapá trabalharão integradas com a CGM.
O prefeito Clécio Luis enfatizou que já alinhou parcerias e ações integradas entre a Guarda Municipal e as policias estaduais com o secretário Marcos Roberto. Clécio também anunciou que a Sejusp disponibilizará uma viatura para que a Guarda Civil Municipal desenvolva suas atividades, a parceria também prevê um assento da CGM no Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes).
Compromisso, valorização e fortalecimento da CGM
Durante seu pronunciamento, o prefeito de Macapá garantiu que irá reestruturar a CGM. Ele trabalhará para que a Guarda Civil Municipal adquira sede própria e dialogará com os servidores da corporação para implementar o plano de cargos e salários da categoria. Clécio Luís falou da importância da instituição para a vigilância dos prédios do município, seus logradouros, fiscalização do trânsito e manutenção da ordem na capital amapaense.
“A CGM tem que estar presente em todos os órgãos do município. A Guarda Civil Municipal não pode mais ser tratada como um órgão de segunda classe, porque ela não é. E sim como uma importante instituição para a segurança pública, pois é fundamental nas ações onde os aparelhos do Estado não alcançam, além das medidas integradas com as policiais estaduais”, ressaltou o prefeito.
“Portanto, honraremos o plano de cargos e salários da corporação, trabalharemos para que os servidores tenham um quartel digno, aparelharemos, qualificaremos e daremos condições de trabalho para que os nossos guardas desenvolvam suas atividades. Este é um compromisso de nossa gestão”, garantiu o prefeito.
“Essa nomeação é somente a primeira de uma série de tarefas que temos pela frente. A Guarda está ameaçada de despejo pela falta de pagamento do aluguel de sua sede, pois a gestão passada não honrou o compromisso. Esse tipo de constrangimento não pode mais acontecer. Dialogaremos com o Sindicato da categoria e trabalharemos para fortalecer a CGM e valorizar seus servidores. Tudo isso para que possamos prestar um serviço de qualidade aos cidadãos de Macapá”, finalizou.
A Guarda Civil Municipal de Macapá
A GCM foi fundada em 1999 e possui 562 servidores. A instituição atua na vigilância de logradouros e prédios municipais; ações integradas aos órgãos estaduais na defesa social e fiscalização do trânsito da capital amapaense.
A solenidade contou com a presença do senador da República Randolfe Rodrigues, deputado Federal Evandro Milhomen, gestores da Segurança Pública do Estado, secretários e coordenadores municipais, servidores da CGM, imprensa e sociedade civil.
Elton Tavares/ Asscom PMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!