Cadastre seu Email

sábado, 27 de outubro de 2012

MUNICÍPIO
Sistemas de câmeras de Resende oferece mais segurança a cidade


Publicado em 13/10/2012, às 17h4



 
Divulgação
Monitoramento auxilia no atendimento a ocorrências pela cidade

Rapidez: Monitoramento auxilia no atendimento a ocorrências pela cidade
Júlio Amaral
jamaral@diariodovale.com.br
Resende
Com 28 câmeras, que permitem um zoom de até seis quilômetros, instaladas em pontos estratégicos da cidade, o sistema de monitoramento de Resende foi implantado para dar uma sensação de segurança. Bem como auxiliar na atuação dos órgãos municipais, das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros.
Os locais das câmeras foram devidamente estudados e avaliados pela Polícia Militar e a Guarda municipal de acordo com a necessidade e grau de risco de algumas áreas da cidade. De acordo com o superintendente de Ordem Pública do Município, Dalmo Ribeiro Pinto Coelho, depois da instalação das câmeras, em novembro de 2010, a atuação e solução das ocorrências - crimes e acidentes - melhoraram consideravelmente nas áreas cobertas pelas câmeras.
Segundo Dalmo, o funcionamento do sistema funciona 24h e é mantido por meio de uma parceria entre a GM e a PM - mas atualmente a polícia militar não está participando por motivo de falta de efetivo, apesar do órgão está capacitado para isso.
- Temos um sistema, que funciona como uma central dentro da superintendência de ordem pública, localizada no centro administrativo da prefeitura. Da equipe de cinco guardas, três trabalham durante o dia e dois à noite, mantendo o sistema funcionando 24h ininterruptos - explicou.
Entre as vantagens que o sistema de monitoramento trouxe para a cidade, segundo Dalmo, está o auxílio a problemas relacionados ao trânsito, como obstrução das vias públicas e calçadas e ocorrências de acidente de trânsito. E ainda para controlar aglomeração de pessoas, furtos, abordagens policiais, uso e tráfico de drogas, assaltos e invasão de patrimônio.
- Hoje as câmeras ajudam a monitorar o trânsito para que ele flua mais rápido. Podemos entrar em contato com a GM, a PM e os bombeiros sempre que é detectada uma ocorrência. As estatísticas mostram a eficiência do sistema, que permite uma atuação mais ágil e rápida dos órgãos competentes - confirmou o superintendente.
Graças à boa interação entre o sistema de câmeras, os órgãos públicos e as polícias, há uma ação imediata, a fim de solucionar o problema rapidamente. No caso de acidentes, agilizar o socorro às vítimas eventuais, por exemplo, e organizar o tráfego.
Hoje, do total de câmera, seis estão instaladas em vias próximas a escolas municipais ou estaduais, aumentando a segurança para professores e estudantes em horários de entrada e saída das aulas. Outras estão instaladas em praças da cidade, avenidas principais e pontos de grande circulação de pessoas e veículos.
De acordo levantamento da superintendência de ordem pública, de novembro de 2010 a abril de 2012, foi capturado um total de 134 imagens de ocorrências: uma em 2010, 66 no ano de 2011 e 67 no ano de 2012.
Vantagens
Dalmo ainda apontou que a população foi a grande beneficiada com a implantação do novo sistema de monitoramento de câmeras. Segundo ele, áreas públicas, que antes eram frequentadas por usuários de drogas e estavam em estado de abandono, hoje são frequentadas por toda a família, inclusive à noite. Lembrando que com o monitoramento, a Guarda Municipal e a Polícia Militar podem auxiliar de forma mais eficiente na segurança, realizando rondas rotineiras.
- Para melhorar e ampliar ainda mais o nosso monitoramento de câmeras, no ano que vem pretendemos criar um Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) de Resende, para dobrar para 54 câmeras e fazer um estudo para os novos pontos - anunciou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!