Cadastre seu Email

sábado, 12 de dezembro de 2015

Guarda Municipal pode ser armada

Acordo em Audiência Pública definiu cumprimento da Lei Federal
05
NOV
2015
18h56
Mariana Noronha
Jornalista | Portal Engeplus
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Versão para imprimir
ARQUIVO ENGEPLUS
 Foi acordado na tarde de hoje, durante audiência pública realizada na 2ª Vara da Fazenda da Comarca de Criciúma, entre a Associação dos Guardas Municipais (GM) e Administração Municipal a recapacitação da GM com o cumprimento da Lei Federal 13022/2014, com decisão do uso ou não do armamento letal.
Ficou também em consenso entre as partes a criação de uma corregedoria e ouvidoria, assim como a elaboração de um Estatuto da GM com código de ética, conduta e disciplina. Os Projetos de Lei serão enviados para a Câmara de Vereadores. As metas devem ser concretizadas até dia 8 de agosto de 2016 pelo executivo do município.
Conforme o GM Alberto Pereira Vianna, o armamento da Guarda Municipal é importante não só para melhor segurança dos cidadãos, como também para integridade dos profissionais que atuam na área. "A necessidade do armamento a gente vive dia a dia na rua. Como estamos fardados temos uma atribuição equiparada à da Polícia Militar, e muitas vezes atendemos ocorrências de furto, assaltos. Sabemos da criminalidade e facilidade que o marginal tem hoje em dia em ter contato com uma arma, e a Guarda Municipal fica refém da criminalidade tanto quanto o próprio cidadão", comenta.
A expectativa é que o Município corresponda atendendo à necessidade da associação, conforme Vianna. Os guardas esperam também a aprovação da PEC- 534, que será votada ainda neste mês, e regulamenta o armamento letal e não letal aos profissionais. "Estamos começamos a nos retrair porque a criminalidade aumenta e falta de equipamento", acrescenta.
Leia mais sobre: Guarda Municipalgmarmada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!