Cadastre seu Email

sábado, 12 de dezembro de 2015

Florianópolis terá reforço de guardas municipais no Carnaval, diz prefeitura

Intenção é chamadas 25 profissionais em janeiro, que estarão em formação.
Efetivo é o mesmo desde 2008 e não conta com radar para fiscalização.

Do G1 SC
Florianópolis tem 146 guardas municipais para atender toda a cidade. Em janeiro, 25 novos guardas serão chamados para o curso de formação, mas devem atuar apenas nas ruas da cidade apenas a partir do Carnaval,  afirmou o secretário de Segurança e Gestão do Trânsito de Florianópolis, Raffael De Bona, no Jornal do Almoço desta sexta-feira (11).

"Nós realizamos o concurso esse ano. A chamada está prevista para o início de janeiro [de 2016]. Já no Carnaval, temos a expectativa que esse pessoal esteja, com essa parte educacional sob supervisão dos guardas, já trabalhando na rua", afirmou De Bona.
Ainda segundo o Secretária de Segurança, a intenção é convocar novos guardas a cada quatro meses, tempo de duração do curso de formação, sendo 25 contratações por turma. O efetivo atual é o mesmo desde 2008. A equipe conta com 17 motos, 14 carros, três micro-ônibus, um bafômetro e nenhum radar para fiscalizar o trânsito em toda capital, além de cuidar do patrimônio.
Reclamação dos turistas
Os turistas que já estão em Florianópolis comentam que não encontram guardas nas ruas. Um dos turistas entrevistados pela reportagem do Jornal do Almoço (veja vídeo) está há uma semana na cidade e não encontrou guardas municipais em nenhum dos pontos turísticos visitados.

Uma guia de turismo também reclama que em todos pontos visitados com seu grupo. Ela encontra apenas policiais militares em 'pontos estratégicos'. Segundo o funcionário de um dos estabelecimentos do Mercado Público, há turistas que são abordados por usuários de drogas ao tentarem buscar informações.

De acordo com De Bona, há uma equipe especializada para rondas ostensivas. No entanto, o tamanho do efetivo é insuficiente para atender todos os pontos. "Claro, nós temos muitos pontos turísticos hoje na cidade. Nós queremos dar uma atenção especial com a nova turma agora que vem chegando aos balneários, principalmente o de Canasvieiras", afirma o secretário de Segurança.
Série de reportagens
A reportagem é a segunda de uma série que vai mostrar a estrutura que os turistas vão encontrar em Florianópolis na próxima temporada de verão. Serão dez temas abordados
Cada reportagem contará com um vídeo exclusivo. Esses vídeos funcionarão como um pequeno guia para quem visitar Florianópolis. Confira abaixo o vídeo exclusivo relacionado à guarda municipal ou clique neste link para compartilhar pelas redes sociais.
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!