sábado, 20 de junho de 2015

Prefeitura inicia manutenção nos terminais de ônibus de Campo Grande

O primeiro a receber reparos foi o Terminal Morenão. A previsão é que os cuidados em cada unidade durem até sete dias

Elizângela Lemes 
Capital News

Cassimiro Silva/PMCG
terminal morenão
O primeiro a receber reparos foi o Terminal Morenão.
A prefeitura de Campo Grande iniciou, na quinta-feira (18), as obras de manutenção e restauração dos terminais de ônibus municipais. A previsão é de que os cuidados em cada unidade durem até sete dias, sendo uma unidade por vez. O terminal do Morenão, na avenida Costa e Silva, foi o primeiro a receber reparos.

Segundo assessoria da prefeitura, a equipe de manutenção conta com 15 profissionais e três gestores, sendo um da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), um da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) e um colaborador externo. As melhorias consistem basicamente em serviços como pintura, reparos elétricos e hidráulicos, reformas de banheiros públicos (com troca de louças danificadas, barras de acessibilidade, descargas danificadas e reforço de segurança de portas e ventilações), substituição e colocação de torneiras danificadas e furtadas, manutenção de bebedouros, colocação de proteção contra vandalismo e despichação de azulejos e cerâmicas.

De acordo com Alexandre Luiz dos Santos Soares, diretor de edificações da Seintrha e engenheiro responsável pelos restauros, a maior parte dos reparos acontece à noite e de madrugada. “Somente os pequenos reparos são realizados de dia, por conta do grande fluxo de usuários. Na madrugada, os trabalhadores também têm mais segurança para realizar a pintura das muretas. Como se trata de horário com baixo volume de veículos, a Agetran pode interditar uma das vias sem prejudicar o trânsito", explica.
Cassimiro Silva/PMCG
terminal morenão
A previsão é que os cuidados em cada unidade durem até sete dias.

Quase 100% dos reparos a serem efetuados pela prefeitura são causados por vandalismo. Para inibir esta prática criminosa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp) disponibiliza atualmente de dois a três guardas municipais nos terminais, 24h por dia, sete dias por semana. Além disso, a Assetur também está instalando câmeras de segurança que irão registrar não só a ação de pichadores, mas outros crimes que possam ocorrer nas dependências dos terminais.

Independente do local, o cidadão que presenciar atos de vandalismo deve fazer sua parte acionando a Guarda Municipal tanto pessoalmente por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153. "Se a localidade não tiver Guardas Municipais, o Centro Integrado de Operações da Guarda enviará uma tropa imediatamente", explica o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp), Valério Azambuja.

No terminal do Morenão, a equipe de manutenção chamou a atenção de muita gente. A cabeleireira e manicure Claudia Matias, que diariamente frequenta o terminal, destacou como positivo os reparos, mas lamentou a ação dos vândalos. "É uma pena que as pessoas não tenham zelo com o patrimônio público. Cada vez que a prefeitura vem reformar, esse dinheiro sai do nosso bolso", relata.

Da mesma forma, o vendedor Eduardo Silva condena a irresponsabilidade de parte dos usuários do terminal. "Já precisei ir ao banheiro aqui várias vezes, mas era impossível de usar, porque a louça estava quebrada. Tenho certeza de que ela não se quebrou sozinha", afirma. A vendedora ambulante Nanci Margarida também está diariamente no terminal Morenão. Ela também constata o mal uso feito das instalações. "Não é só vandalismo, mas é um papel que se joga no chão, um sapato sujo que se encosta na parede... Todo mundo tem que tomar consciência de que não está em casa", explica.

Já o estudante Pablo Nestor destaca o papel do usuário na inibição dos vândalos. "Quando a gente vê alguém depredando tem que chamar a Guarda, denunciar. Essas pessoas não têm respeito pelas coisas públicas", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!