Cadastre seu Email

sábado, 20 de junho de 2015

Prefeito de Niterói quer guardas municipais armados

Rodrigo Neves disse que pretende oferecer treinamento superior ao da PM.
Segundo ele, medida será implantada em "médio - longo prazo".

Do G1 Rio
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quarta-feira (17) que pretende viabilizar o uso de armas de fogo pelos guardas municipais da cidade. Segundo ele, a medida é de médio a longo prazo e é prevista no Estatuto das Guardas Municipais para cidades com mais de 50 mil habitantes.
“Nós vamos desenvolver, a partir de um protocolo com a Polícia Federal, um amplo programa de formação e treinamento, que será inclusive superior em tempo e em horas do que o próprio treinamento da Polícia Militar para que a nossa Guarda Municipal possa atuar de maneira mais ostensiva também ajudando nesse trabalho”, disse Neves.
Segundo o prefeito, o município já está investindo na formação e na contratação de novos guardas municipais. “Evidentemente, ela [a Guarda Municipal] nunca substituirá a PM no enfrentamento à criminalidade, no enfrentamento ao narcotráfico, mas ela pode sim atuar de maneira eficiente como força pública no asfalto presente na cidade”, ressaltou.
A declaração de Rodrigo Neves foi dada após ele se reunir com o secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, acompanhado de representantes de entidades civis e empresariais do município. O encontro tinha o objetivo de discutir ações para melhorar a segurança em Niterói.
O prefeito afirmou ao secretário que, apesar da redução dos índices de criminalidade na cidade, não houve melhora na sensação da segurança por parte da população.
“O que cria a sensação de segurança é a continuidade da redução dos indicadores criminais. E como em Niterói esses índices estão caindo há vários meses, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.
Para aumentar a sensação de segurança da população, Neves propôs ao secretário o reforço do efetivo de policiais civis nas cinco delegacias distritais de Niterói; a implantação de uma Companhia de Polícia de Proximidade (CPP) na Região Oceânica, nos moldes da que será implementada no bairro de Santa Rosa, e a transformação do 12º BPM em batalhão exclusivo para o policiamento do município.

Beltrame destacou na reunião que, desde a última segunda-feira, o Batalhão da Polícia Militar de Niterói recebeu o reforço de 24 motocicletas para o policiamento ostensivo e que, a partir da próxima semana, parte dos 750 novos policiais que estão se formando serão enviados a Niterói.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!