Futuros guardas municipais de Joinville começam curso na Acadepol
Os alunos terão aulas teóricas de direito penal, mediação de conflitos e crimes ambientais
Os 48 alunos que passaram no concurso da Guarda Municipal de Joinville ficarão quatro meses em treinamento na Acadepol (Academia da Polícia Civil), em Florianópolis. Nesta terça-feira (12) foi dada a aula inaugural do curso. Depois,eles passam por um mês de estágio, em Joinville, atuando ao lado da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários. A formatura será no dia 18 de dezembro.
O concurso da guarda municipal foi de nível médio, mas 60 % dos estudantes tem nível superior. O professor Fabio Jose Dantas de Melo, 38 anos é um deles. Nascido em Brasília, ele estava morando em Itajaí quando prestou o concurso para a guarda. “Sou formado em letras e estava fazendo graduação em tecnologia de gestão naval”, disse Melo.
Rogerio da Silva/Secom/Divulgação/ND
Aula inaugural do curso foi dada nesta terça-feira
Ele ficou entusiasmado pela oportunidade de ser um dos pioneiros da Guarda Municipal de Joinville. “Acredito que tem muito da educação na questão da segurança. Quero ver como o trabalho educacional da guarda vai trazer benefícios para a comunidade”, assinala.
Gilçara Santos de Jesus, 29 anos, é a única mulher entre os 48 alunos. “Meu marido e cunhado fizeram também o concurso, mas apenas eu passei”, comemorou Gilçara. Ela nasceu em Salvador, mas está há 10 anos em Joinville. “Essa Guarda será muito importante para a segurança de Joinville porque atuaremos junto à comunidade”, diz a estudante.
Os alunos terão aulas práticas de defesa civil, tiro e direção defensiva. Entre as disciplinas teóricas, estão noções de direito penal, mediação de conflitos e crimes ambientais. “Eles terão também uma orientação muito forte no monitoramento de crianças e adolescentes nas escolas. Principalmente na prevenção contra o tráfico e o uso de drogas”, explica o professor Luis Henrique Malheiros, pedagogo da Acadepol.
A grade curricular é definida conforme orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A secretaria estipula uma carga horária mínima de 400 horas. “O curso da Guarda Municipal de Joinville terá 806 horas, mais que o dobro do que recomenda a Senasp. É a maior carga horária de formação de guardas em Santa Catarina”, detalha o secretário Francisco José da Silva.
Participaram da cerimônia o coronel Valdemir Cabral, comandante da Polícia Militar, o diretor da Acadepol, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte. “Temos que estar unidos porque os bandidos se juntam contra a sociedade. Estamos cumprindo nosso papel em Joinville. O prefeito Udo Döhler entende que segurança é um dos pilares básicos para Joinville”, ressaltou Francisco José da Silva.
Durante a realização do curso, os 48 futuros integrantes da guarda receberão proventos mensais para sua manutenção fora da cidade no valor de R$ 2.285, que corresponde ao vencimento-base do cargo, sem adicional de periculosidade ou gratificação de função.
A capacitação será concluída no dia 18 de dezembro, com a formatura dessa primeira turma da Guarda Municipal de Joinville. Em janeiro, todos estarão em plena atividade. “Joinville é a única cidade do Sul do país com mais de 500 mil habitantes que não tinha Guarda Municipal”, destacou o secretário Francisco José da Silva.
Publicado em 12/08/14-17:14
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!