sábado, 7 de dezembro de 2013

GCM de Mauá vai passar a usar pistola

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá substituirá os atuais revólveres calibre ponto 38 usados atualmente pelos integrantes da corporação por pistolas automáticas calibre ponto 380 a partir de janeiro do próximo ano.

O motivo, segundo explicou ao Diário o secretário municipal de Segurança Urbana, Carlos Wilson Tomaz, é oferecer ao guarda uma arma de resposta mais ágil e rápida nas ruas.

Com a troca, Mauá seria a primeira GCM da região a abandonar o uso do revólver trezoitão, como é conhecido nas ruas.

Os valores que serão gastos, no entanto, ainda não foram revelados. Para iniciar o orçamento e a compra, a Prefeitura espera pela autorização do Exército.

Ainda assim, mesmo com o alvará em mãos, a troca ocorrerá de forma gradativa. "Não temos potencial de investimento para fazer isso já de forma 100% (a substituição)", justificou Tomaz.

A preparação dos guardas à nova arma, no entanto, já foi iniciada. Eles já realizaram o curso prático de tiro e, no começo da última semana, o Executivo anunciou através do Diário Oficial local a contratação por R$ 28 mil de um instituto psicotécnico para fazer a avaliação psicológica necessária para a renovação por dois anos do porte de arma dos integrantes da corporação.

"Faz parte de um acordo do município com a Polícia Federal", explicou o secretário. "Deveríamos credenciar profissionais para não gastarmos com essas despesas, mas não contamos com eles em nossa rede", completou.

A nova arma é apenas uma das novas medidas da Pasta nos assuntos relacionados à Guarda Municipal.

Também a partir de janeiro será disponibilizado um novo fardamento para a corporação, apresentado durante a comemoração dos 46 anos da Guarda, na última quinta-feira, na Câmara Municipal da cidade.

Além disso, através de parceria com o Ministério da Justiça e seu programa Crack, É Possível Vencer, a Guarda mauaense receberá 50 tasers eletrônicos.

"É uma alternativa não letal que será disponibilizada para o guarda em uma eventualidade", disse Tomaz.

Após licitação, a Prefeitura também já assinou contrato para a aquisição de dez novos carros, oito motos, dois veículos de grande porte e duas bases móveis que passarão a ser utilizadas na cidade a partir de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!