sábado, 13 de julho de 2013

taser

ACESSIBILIDADE: A A A A

Guarda Municipal vai receber novas armas Taser

13/07/2013
Adquiridas no governo passado, as armas Taser utilizadas pela Guarda Municipal (GM) serão substituídas por equipamentos mais modernos e mais eficazes. Das 100 armas existentes, muitas delas estão inoperantes, tendo apresentado defeito logo após a aquisição.

A substituição foi determinada pelo prefeito Paulo Piau, que recebeu em seu gabinete, ontem, representantes da Taser Protect Life, empresa americana fabricante do equipamento, para uma apresentação das novas armas. Ao contrário das antigas, modelo M26, analógicas, fabricadas no ano de 2000, as novas armas são do modelo XP 26 Smart, mais sofisticadas e com maior durabilidade de recarga. Outra vantagem deste equipamento é que ele vem com câmera em alta definição acoplada à arma.

"Esta nova arma foi fabricada no ano passado e já foi testada nos Estados Unidos. É um modelo mais avançado, com maior medição de corrente e menos manutenção, mais resistente. Enfim, é um modelo mais eficiente. São várias as vantagens", destaca o gerente de Suporte ao Cliente da Taser, Alberto Neto.De acordo com o titular da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), coronel Emanuel da Paixão Kappel, as armas que ainda estão sendo utilizadas pela Guarda Municipal estão ultrapassadas e é necessário um avanço neste tipo de equipamento. "Na verdade, estas novas armas são de última geração, gravam a ação em tempo real,  vai garantir maior segurança para o policial e para o cidadão, uma vez que toda ação será gravada em tempo real, mesmo sem haver disparo.

O prefeito Paulo Piau faz questão de frisar a necessidade de medidas que garantam a segurança da população, e dotar a Guarda Municipal de equipamentos mais modernos e eficientes é uma delas. "Não podemos transferir responsabilidades. Temos que agir em conjunto, buscando um mesmo objetivo. A questão da segurança é preocupante. Cada um tem que fazer a sua parte. As autoridades têm que existir e serem respeitadas. Isso não é opção", diz Paulo Piau, lembrando que iniciativas para diminuir a criminalidade na cidade já estão sendo tomadas, como é o caso da criação do Programa "Crack, é possível vencer". O processo para a substituição das armas já está sendo estudado.
Arma - A Taser é uma arma de letalidade atenuada (quase nula), com uma carga que equivale a 50 mil volts, porém, com baixa amperagem (0,00033 miliampere). A corrente elétrica da Taser bloqueia as ondas "T" que são impulsos elétricos do cérebro que comandam a musculatura periférica do corpo humano, paralisando imediatamente a pessoa.

Estiveram também presentes à reunião o delegado regional do 5º Departamento da Polícia Civil, Francisco Gouvêa, o chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Faria, o tenente da Polícia Militar Fabio Henrique de Sousa, o chefe de Policiamento da Guarda Municipal, Mario Nelson Emerenciano, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, André Casarim, o comandante da 2ª Seção Polícia Militar de Minas Gerais, capital Emerson Luis da Paixão, o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Rodolfo Cecílio, e o diretor geral adjunto da Penitenciária Professor Aluizio Inácio de Oliveira, Jonley Henrique, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!