terça-feira, 9 de abril de 2013

Buscar no site:
   
  Cadastre-se aqui:
 
  Adicionar  
  Retirar  
   
 
 
 
 


05/04/2013

Ronda Cidadã de São Bernardo intensifica prevenção

CLIQUE PARA AMPLIAR
Da Redação

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo está cada vez mais próxima da população. Por meio do programa Ronda Cidadã, equipes da Guarda se dividem para atender, a cada semana, uma região ou bairro estrategicamente selecionado. O resultado tem sido o aumento da sensação de segurança e o estreitamento do vínculo entre a GCM e a comunidade local, o que contribui para a melhoria da qualidade do trabalho de prevenção à criminalidade.
Segundo o coordenador do programa, inspetor Pires, a região a ser beneficiada é escolhida tendo como base os dados do Infocrim (Sistema de Informações Criminais), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. “Por meio dessas informações, podemos selecionar para atuar naquelas localidades que apresentam maior número de crimes, onde a presença de uma ação preventiva é mais necessária”, explica.
Ainda de acordo com ele, esse trabalho é realizado de forma integrada com as polícias Civil e Militar. “Quando suspeitamos de algum crime, acionamos a Polícia Militar. Além disso, a GCM comunica a delegacia correspondente à região que será atendida na semana”, explica.
No total, são 60 GCMs à disposição do programa. Além das rondas ostensivas realizadas por meio de 18 viaturas, sendo dez carros e oito motos, os guardas municipais procuram conversar com moradores e comerciantes, que apontam os locais mais críticos e principais problemas do bairro.

Atuação
Nesta semana, o programa atuou na região do Bairro Alves Dias e Parque dos Pássaros, que apresenta maior incidência de roubo a pedestres e furtos a residências, segundo dados do Infocrim. Segundo o GCM Celso, as comunidades têm aceitado muito bem a atuação da Ronda Cidadã nos bairros. “O morador se sente mais seguro quando vê as viaturas nas ruas, principalmente porque só a presença da guarda já inibe a atuação dos criminosos”, afirma.
Para a auditora de sistemas Edilaine Coelho, que atualmente mora na Inglaterra e veio à cidade visitar a família, a presença da Guarda aumenta a sensação de segurança dos moradores. “É um reforço a mais, as pessoas se sentem mais à vontade para sair às ruas e até para aproveitar o momento de lazer com os filhos”, diz.. A próxima região a ser atendida será a que engloba o Bairro Batistini e o Jardim Represa.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Viaturas percorrem bairro durante a operação de concentração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!