sábado, 16 de fevereiro de 2013

Municípios da região possuem 920 Guardas Municipais


• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
-------------------------------------------------------------

Da Folha do Pirajuçara

As Guardas Municipais foram criadas para ajudar na segurança dos municípios. A principio, as GCMs tinham como principal objetivo a preservação dos prédios públicos, mas com a crescente criminalidade, as guardas se mostraram uma importante ferramenta na proteção da população.

Dos municípios que compõem o Conisud, apenas Juquitiba e São Lourenço da Serra não possuem Guardas Municipais. Somando o efetivo das Corporações de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista chega a ser expressivo número de 920 GCM’s, dos quais são 128 GCM’s do sexo feminino.

Foto: Divulgação

GCM de Itapecerica da Serra que conta com um efetivo de 70 guardas

Esta poderosa ferramenta municipal de apoio a Segurança Pública, tem contribuído de forma importante junto às ações das policias civil e militar, mas levando o estigma positivo de ser uma Guarda Municipal amiga e aliada.

Atualmente o Conisud possui Câmaras Técnicas para tratar de assuntos específicos. Ao assumir como presidente do Conisud, no último dia 17 de janeiro, o prefeito de Embu das Artes Chico Brito anunciou cinco temas em que essas Câmaras irão, inicialmente, se debruçar. Chico Brito disse na ocasião que apresentou a proposta dos municípios de se unirem e, através de convênios, criarem um Centro Regional de Treinamentos para GCM’s.

De acordo com Natinha vice-prefeito de Embu das Artes, convênios e parcerias deverão ser desenvolvidas para viabilizar a execução do Centro Regional de Treinamento das GCM’s. “Por exemplo, nós temos o Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão ligado ao Ministério da Justiça, que recentemente colocou Piracicaba como referência para a capacitação dos profissionais de cerca de 20 municípios no Estado de São Paulo. Este é um órgão com o qual iremos contar” diz ele.

Para Natinha o local do futuro Centro Regional de Treinamento deverá levar em consideração diversos aspectos, entre eles os relatórios sobre os trabalhos desenvolvidos pelas corporações do Conisud, efetivos e serviços, tais como Ronda Escolar, Grupo de Patrulhamento Motociclístico, Ronda Ambiental, e Grupo Feminino, entre outros.

Em Cotia a GCM possui um efetivo de 413 guardas sendo 353 homens e 60 mulheres, Embu das Artes 141, sendo 122 homens e 19 mulheres, Embu Guaçu 71, com 62 homens e 9 mulheres, Itapecerica da Serra 70, com 69 homens e 1 mulher, Taboão da Serra 141 homens e 29 mulheres num total de 170 guardas e Vargem Grande Paulista 55 guardas, 45 homens e 10 mulheres.

Em meados de 2007, São Lourenço da Serra realizou concurso público para a instalação da Guarda Municipal, que seria composta por 01 Comandante, 01 Subcomandante, 04 Supervisores, 16 Guardas Civis Municipais, até hoje a GCM não foi instalada. Em Juquitiba ainda não existe uma Guarda Municipal.

Experiência de Piracicaba


Em Piracicaba, o Senasp ajudou na instalação de um Centro Regional de Treinamento de Guardas Municipais, onde a prefeitura entrou com dois GCM’s e suas instalações para as realizações dos trabalhos. Por sua vez, o Senasp, através do Governo Federal foi responsável pela doação de 20 computadores. Na estrutura do curso existe um gestor, um tutor e um telão, onde os alunos assistem às aulas por videoconferência com um instrutor da Senasp e podem tirar dúvidas pela internet.

A prefeitura trabalhou nas adaptações do prédio para as instalações. O restante foi financiado pelo próprio Ministério da Justiça. 

“Essa experiência de Piracicaba deverá ser implantada na nossa região futuramente, tudo dependerá dos convênios e de uma visita de um técnico da Senasp”, falou Natinha.

Natinha vislumbra que “Com esse Centro Regional de Treinamento os guardas-civis da região irão realizar treinamentos, palestras e cursos em qualquer parte do município do Conisud onde for instalado o Centro”, afirmou.

A capacitação também é uma determinação da Lei do Desarmamento, que estabelece 80 horas de cursos num prazo de dois anos para a renovação do porte de arma. “O centro abrangeria Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, com o número de Guardas ainda a ser definidos”, revelou Natinha.

Treinamento e capacitação para GCM’s


Segundo a Senasp, em dezembro de 2011foi iniciada uma nova fase de cursos na área de segurança pública, que teve 2.615 profissionais capacitados no projeto de educação à distância. Ainda em dezembro de 2011, outros 5.362 participarão das aulas, como preservação do local de crime, prevenção da criminalidade e violência, direitos humanos e enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Piracicaba fez parte do trabalho de ampliação desse atendimento, com novos telecentros sendo distribuídos no país. A intenção é que sejam criados outros 200 centros regionais no país.

“A possibilidade desse tipo de capacitação ser feito para os municípios do Conisud começa a despertar a atenção de Guardas Municipais da região, como Embu das Artes e Itapecerica da Serra”, disse Natinha.  O vice-prefeito de Embu das Artes, considerou a iniciativa de Chico Brito e dos prefeitos do Conisud como válida. “O importante é continuarmos investindo em capacitação” finalizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!