Cadastre seu Email

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Futuros guardas municipais iniciam curso de capacitação
Nova turma de agentes da Guarda Municipal de Criciúma deve estar formada até o dia 7 de maio


04 de Fevereiro de 2013 19h01
Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

A nova turma de agentes da Guarda Municipal de Criciúma iniciou, na manhã desta segunda-feira, o período de aulas do curso de formação. Dos 50 chamados para a capacitação, 35 inscreveram-se na preparação para o trabalho nas ruas oferecido na sede do Serviço Social do Transporte/Sistema Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Os futuros guardas terão 600 horas nos bancos escolares e mais 40 horas de estágio nas ruas.

O cumprimento da carga horária será até o dia 7 de maio, em jornada dupla de aulas teóricas e práticas (das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17h30min). A grade curricular prevê o ensino de instrutores do próprio Sest/Senat, da Polícia Militar e da Polícia Ambiental.

O norte seguido pelo curso, segundo a técnica de formação profissional do Sest/Senat, Sarita Bernardo Fernandes de Melo, está estabelecido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). “Estas normativas unificam todos os municípios que instaurarem as guardas municipais no Brasil todo. Acrescentamos bastantes conteúdos de trânsito, que foi uma deficiência percebida na grade antiga”, conta.

A proposta pedagógica foi estabelecida em parceria entre o Sest/Senat e a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC). Os aprovados ao final do curso, segundo o superintendente de Operações, Trânsito e Segurança da ASTC, Faustino Biavati, serão incorporados à Guarda Municipal. “São eles os representantes do poder público nas ruas, nas praças, nos próprios públicos e instalações do município. Passa a ser o agente público que ajudará a população em uma situação difícil, a proteção e a referência de respeito e humanidade perante os cidadãos criciumenses”, enfatiza.

Os ensinamentos repassados, segundo Sarita, visam formar guardas municipais conforme as finalidades descritas na Lei Orgânica Municipal. O princípio chave de cuidar do patrimônio e das pessoas, orientar o trânsito e promover ações, como campanhas e melhorias para a sociedade.

“O período de estágio colocará os aprendizes nas ruas fazendo blitze educativa, fiscalização de trânsito, veículos de transportes escolares e motofretistas. Eles serão levados também a instituições, como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Casan, para terem conhecimento de quem acionar nas várias possibilidades de ocorrência durante os dias de trabalho”, explica Sarita.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!