Secretaria de Proteção Civil apresenta plano de qualificação da Guarda Municipal
No documento, estão descritos os relatórios de treinamento ministrados durante o ano
A Secretaria de Proteção Civil e Segurança de Joinville apresentou à Polícia Federal o Plano de Qualificação Anual para a Guarda Municipal. No documento estão descritos os relatórios de treinamento ministrados durante o ano, que integram o estágio de qualificação profissional, e que perfazem um total de 84 horas/aula.
Segundo o gerente da Guarda Municipal, Atanir Antunes, além dos cursos descritos no plano, foram realizados outros treinamentos para qualificar a equipe. “Tivemos neste mês de novembro o curso de 16 horas sobre Defesa Pessoal e Retenção de Armamento, onde participaram diversas forças de segurança municipais”, comentou.
A legislação que regulamenta os serviços das guardas municipais estipula uma carga horária mínima para capacitação. “O Decreto Federal nº 5.123/04 estabelece que os profissionais da Guarda Municipal devam ser submetidos a estágio de qualificação profissional por, no mínimo, oitenta horas ao ano”, esclarece Antunes.
Hoje, a prevenção constitui a principal missão da Guarda Municipal de Joinville e como consequência pode assumir diferentes formas, exigindo também modos operacionais diversificados, segundo o tipo de situação.
Entre os cursos oferecidos aos guardas municipais em 2016, que totalizaram as 84 horas/aula, estão a excelência no atendimento; a mediação comunitária; direitos humanos, vulnerabilidade social e o uso de drogas; atualização de trânsito; tiro defensivo; técnicas e procedimentos operacionais e defesa pessoal.
Sobre a Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Joinville foi implantada em 2015 e a partir de 2015 iniciaram as atividades de segurança. A estrutura apresenta 40 guardas. O contingente trabalha armado e tem apoio de seis viaturas, além de dois ônibus operacionais.
* Com informações da assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!