segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Guarda Municipal de Dourados é modelo de estruturação no Brasil

A formação dos agentes também se destaca, não apenas para cuidar do patrimônio público, mas para atuar no trânsito e dar apoio à segurança

Myllena de Luca 
Capital News

Divulgação/Assessoria
Guarda Municipal de Dourados é modelo de estruturação no Brasil
A ideia é formar novos instrutores e oferecer capacitação continuada
A estruturação e legislação da Guarda Municipal de Dourados é modelo para formação de guardas, criação de novas corporações e reestruturação das corporações entre as cidades do Brasil. Em 2016 foi criada a Academia Nacional de Formação das Guardas Municipais, com sede em Paranaguá no Paraná.

A ideia é formar novos instrutores e oferecer capacitação continuada aos profissionais de segurança pública de todo o Brasil. “Pelo menos 90% das atribuições empregadas pela Guarda Municipal de Dourados servem como modelo para outras guardas, além de formação e capacitação de agentes”, disse o comandante da Guarda Municipal de Dourados, João Vicente Chencarek. 

De acordo com a assessoria, Chencarek, que faz parte do Conselho Nacional das Guardas Municipais, representando a região Centro-Oeste, esteve presente acompanhado de seis agentes de Dourados. 

Dourados está entre as poucas cidades do país que faz concurso público para novos profissionais. “É um fato que chama atenção pela organização, formação e valorização de profissionais de uma cidade que prima pela segurança da população”, comenta o comandante. 

Ainda de acordo com assessoria, é também a única Guarda Municipal que está apta a utilizar armamento letal durante o serviço, em Mato Grosso do Sul. Todos os agentes receberam formação especifica para utilizar armas aprovada pela Legislação Federal, cujos cursos são ministrados por instrutores credenciados pela Polícia Federal, além do Estatuto do Desarmamento, conforme Lei 10.826.

A formação dos agentes também se destaca, não apenas para cuidar do patrimônio público, mas para atuar no trânsito e dar apoio à segurança e tranquilidade da população. A Guarda Municipal também trabalha integrada a outras corporações da segurança pública sem interferir na atribuição de cada uma. 

Dourados implantou também a Ronda Escolar. Um trabalho voltado para a filosofia do policiamento comunitário e para mediação de conflitos como forma de prevenir e contribuir para a redução da violência e criminalidade na região escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!