domingo, 15 de março de 2015

Desenvolvimento MineiroEmpresa investe 2,5 milhões na Guarda

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) anunciou hoje o investimento de 2,5 milhões de euros em obras de remediação ambiental nas áreas mineiras de Prado Velho, Forte Velho e na antiga fábrica de rádio de Barracão, na Guarda.
ECONOMIA
Empresa investe 2,5 milhões na Guarda
Lusa
A EDM assinou hoje, na Câmara Municipal da Guarda, o auto de consignação da empreitada da obra que vai começar em breve e que terá um prazo de execução de 238 dias.
Segundo o presidente da EDM, Carlos Caxaria, o investimento insere-se no plano nacional de recuperação de áreas mineiras degradas, iniciado em 2001, que contempla a descontaminação e a requalificação dos sítios onde foi registada atividade mineira.
"Já fizemos recuperação em 80 projetos, onde os radioativos tiveram prioridade e agora, no início deste novo quadro comunitário de apoio, estamos já a pôr estes casos concretos aqui da Guarda à frente", explicou aos jornalistas.
Segundo Edgar Carvalho, responsável pela área técnica e ambiental da EDM, a empreitada hoje adjudicada contempla intervenções nas áreas mineiras de Prado Velho (que abrange áreas dos concelhos de Guarda e de Pinhel), Forte Velho (Guarda) e na antiga fábrica de rádio de Barracão, também no concelho da Guarda.
Em Prado Velho, onde ocorreram explorações mineiras a céu aberto, serão depositados materiais das escombreiras envolventes, incluindo materiais provenientes do Forte Velho e do Barracão, explicou.
A intervenção contempla ainda a criação de um espelho de água para fins agrícolas e a recuperação paisagística de toda a área mineira.
Na antiga mina de Forte Velho serão demolidas infraestruturas, serão retiradas escombreiras e será selado o poço da mina, estando também prevista a recuperação paisagística.
Por fim, na antiga fábrica de rádio de Barracão, na freguesia de Panoias, onde funcionou uma unidade de produção de sais de rádio, entre 1912 e 1944, a operação contempla a demolição de infraestruturas, a remoção de materiais e a recuperação paisagística do local.
Edgar Carvalho referiu que os projetos serão desenvolvidos "com base nas melhores práticas internacionais e na experiência acumulada pela EDM".
Quando as obras estiverem concluídas resultarão em "benefícios para as populações", pela possibilidade de utilização das áreas para outros fins, disse.
O presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro, considerou que a intervenção constitui "um grande projeto de requalificação daquilo que foi uma fonte de riqueza noutros tempos" e que "vai ser uma fonte de riqueza" para os "novos tempos".
Durante uma visita à antiga fábrica, em Barracão, o autarca referiu que o espaço, quando estiver ambientalmente recuperado, constituirá um desafio "para que a própria sociedade possa beneficiar do bom ambiente" e da sua recuperação.
"Aquilo que era um terreno abandonado, a oferecer até algumas dificuldades perante a sociedade, vai passar a ser um terreno de que nós podemos todos beneficiar e isso é uma grande riqueza ambiental e paisagística importante para estas nossas terras da Guarda", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!