sábado, 24 de janeiro de 2015

CIDADE VIGIADA E A CRIMINALIDADE

A Secretaria de Segurança Pública de Ponta Grossa vai aumentar o número de câmeras de vigilância nas ruas. Hoje são 28 os espaços monitorados. Até o fim de fevereiro serão 36. A Prefeitura já investiu mais de R$ 500 mil neste sistema. Ainda são aguardadas outras 20 câmeras do programa federal “Crack, é possível vencer”, que serão instaladas em pontos estratégicos onde há consumo ou venda de drogas. As câmeras estão previstas no orçamento
As forças de segurança do município destacam a importância da ampliação do monitoramento eletrônico, tanto para reduzir os índices de violência da cidade, como para auxiliar nos trabalhos de prevenção e investigação da polícia. As autoridades policiais consideram-na uma medida benéfica. As imagens podem tanto ajudar a elucidar crimes como auxiliar a descobrir quais são as áreas mais violentas. Ressaltam também que o aumento do monitoramento otimiza o trabalho da polícia, fazendo com que o policiamento seja mais eficaz, no controle e atendimento das ocorrências.
O monitoramento através das câmeras auxilia o trabalho da Guarda Municipal no policiamento ostensivo a pé ou nas viaturas atendendo ocorrências ou realizando o patrulhamento nas ruas e bairros das cidades e inibe a ação de pessoas mal-intencionadas, depredadores, invasores e pichadores. Além desse auxílio, as câmeras servem para intensificar as ações de prevenção e repressão ao crime e ao mesmo tempo diminuir a sensação de insegurança da população. O sistema de monitoramento eletrônico de locais públicos tem facilita a inibição de delitos, o flagrante em tempo real e identificação do infrator.
Mas para o cidadão, quais são os benefícios deste sistema? Será que efetivamente aumenta a sensação de segurança? As famílias sentem-se mais protegidas, assim como os lojistas e os comerciantes em geral. Existem estatísticas que efetivamente comprovem a redução no número de delitos e violência nos espaços vigiados? A Secretaria de Segurança Pública poderia fornecer essas informações.
Não se pode tirar os méritos deste sistema, mas o reforço do policiamento nas ruas e nas áreas de lazer, o atendimento rápido da ocorrência, são imprescindíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!