segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL

Concurso teve 54 mil inscritos

20.01.2014
imprimirO exame de admissão da Prefeitura de Fortaleza vai selecionar mil novos agentes ainda no primeiro semestre

Mais de 50 mil candidatos realizaram, na manhã desse domingo (19), a primeira etapa do concurso que irá contratar 1.000 guardas municipais, 18 agentes de Defesa Civil e dez agentes de Segurança Institucional. Com a integração dos aprovados, o efetivo da Guarda Municipal de Fortaleza será dobrado, totalizando assim 2.300 agentes.

Os candidatos fizeram as provas da primeira fase da seleção na manhã desse domingo. O concurso ainda tem mais duas etapas. FOTOS: TUNO VIEIRA
O número de inscritos surpreendeu o Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Francisco Veras. "Nossa expectativa era de 40 mil inscritos, mas os 52 mil candidatos para a guarda e os 2 mil para funções administrativas refletem o crescimento da confiança da população no trabalho da instituição. Esse foi o maior concurso de admissão pública dos últimos anos, superando os da Polícia Militar e Agente Penitenciário e perdendo apenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)", ressaltou o Secretário.

No Campus da Universidade Estadual do Ceárá (Uece) no Itaperi, a movimentação foi tranquila durante a manhã. O maior polo de realização dos exames, dentre os 103 locais de prova na Capital distribuídos em 16 polos, reuniu 4.091 candidatos.

A estudante Jackcilene Moreira, 20, resolveu adiar os planos universitários para se dedicar somente aos concursos públicos. "Estou me preparando com aulas online, apostilas e cursos. Decidi me tornar concurseira em busca de estabilidade financeira", explicou a jovem, que encontrou na Guarda Municipal a primeira oportunidade para alcançar seus objetivos.

O frentista Adriano Silva, 27, também se inscreveu no concurso, mas chegou atrasado ao local e não realizou os exames. "Seria a minha segunda tentativa, mas esqueci o comprovante de inscrição e perdi a hora", comentou consternado com a situação.

Provas
Os candidatos responderam questões de conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa e atualidades; e específicos, como Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de perguntas sobre a Lei de Drogas. As provas foram aplicadas entre 9h e 13h.

Antes da Copa

Os novos mil servidores selecionados devem assumir as funções antes da Copa do Mundo. Essa é a expectativa da Secretaria de Segurança Cidadã: "O processo de seleção deve ser concluído até 15 de junho, assim os agentes já poderão trabalhar durante a Copa. Mas o foco deles é sobretudo o benefício da população", esclareceu Francisco Veras.

De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal, Antônio Azevedo Vieira Filho, o concurso terá mais duas fases: a segunda compreende os exames físicos e psicológicos e a terceira, o curso de formação. "Os novos agentes vão trabalhar no pelotão, em terminais, nas praças e em prédios públicos", comentou.

Esquema de trânsito

Para garantir o deslocamentos dos candidatos até os locais de prova, um esquema especial de trânsito foi montado. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) disponibilizou agentes nas ruas para coordenar o tráfego nos polos onde o exame foi aplicado. Na Avenida Dedé Brasil, duas equipes fixas organizaram o fluxo de veículos.

Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) concedeu 24 ônibus a mais do que a frota comum no fim de semana. Os coletivos saíram a partir das 6h de todos os terminais. Além disso, a Guarda Municipal disponibilizou 150 guardas para fazer a segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!