segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Enviado em 23/01/2014 às 21h39

Aparecida terá 50 novas câmeras de monitoramento

DIÁRIO DA MANHÃ
DA ASSESSORIA
Aparecida de Goiânia terá instalação de novas câmeras de videomonitoramento espalhadas por regiões estratégicas da cidade. A informação é do próprio prefeito Maguito Vilela, que esteve com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, quarta-feira, em Brasília. Ainda durante agenda pela capital federal, Maguito também se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer.
Além da instalação de mais 50 novas câmeras, a parceria com o Ministério da Justiça vai possibilitar ainda recursos federais para equipar a Guarda Municipal. Todas essas ações fazem parte do compromisso de Maguito em garantir segurança pública a todos os aparecidenses e ao patrimônio público da cidade.
Em 2013, a prefeitura dobrou o efetivo da Guarda Municipal com a realização do último concurso, que convocou 250 novos profissionais e instalou 50 câmeras no município. Este ano, o sistema de videomonitoramento está sendo instalado em todas as unidades escolares do município. “Nossa preocupação é zelar pela segurança das nossas escolas, além de deixar funcionários, pais e alunos mais tranquilos diante as ações recorrentes de vandalismo contra as nossas escolas”, explica o secretário da Educação, Domingos Pereira.
As câmeras serão controladas em tempo real pela central de videomonitoramento que fica no Setor Central. Em caso de tentativa de crimes, a ronda da Guarda Civil mais próxima será acionada e poderá se deslocar até o local com mais agilidade. “Isso vai aumentar a segurança e impedir a depredação do patrimônio público”, disse Maguito, ressaltando também que está em processo de licitação a compra de câmeras para todas as unidades de saúde.
MAIS SEGURANÇA
A instalação de novas câmeras é motivada pela redução do índice de criminalidade no município, de cerca de 30%, nas localidades contempladas com as primeiras 50 câmeras. O projeto de videomonitoramento é uma parceria entre o município e o Ministério da Justiça. O colegiado existe há cerca de dois anos e delibera acerca de todos os temas relativos à segurança pública no município, em parceria com polícias Civil e Militar.
“O que temos observado é que, como previsto, a criminalidade tende a migrar de endereço e até mesmo de cidade após a chegada das câmeras. Os dados mostram também que diminuímos o estoque de armas nas mãos dos bandidos”, afirma Raul Coutinho, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Coronel Raul Coutinho Neto.
Os parâmetros foram definidos com foco no mapeamento dos vários tipos de criminalidade previamente feito em campo pelo Serviço de Inteligência da PM de Goiás e focam principalmente bancos, agências lotéricas, caixas 24h, postos de gasolina e academias abertas.
Maguito já solicitou reunião com o coronel Raul Coutinho e secretário da Guarda Municipal e Defesa Social, sargento Cachoeira, para repassar as demandas do Ministério da Justiça e acelerar o processo de implantação das novas câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!