sábado, 19 de outubro de 2013

O prejuízo de grandes proporções dos acidentes

Estudo inédito mapeia todas as 9.121 ocorrências registradas ao longo de 2012



Igor Müller

Canoas  - Como se não bastassem as 43 mortes e os 3 mil feridos, o trânsito da cidade deixou uma conta milionária para a sociedade. É o que revela um estudo inédito realizado pela Unidade de Estatística e Controle da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, que mapeou um por um dos 9.121 acidentes de 2012, revelando dados alarmantes.
Ao cruzar registros da própria secretaria, da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e do Samu com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os técnicos concluíram que os acidentes custaram nada menos do que 123,1 milhões de reais no ano passado. A conta inclui desde o deslocamento de uma equipe para socorrer as vítimas até a perda de produtividade de quem se machucou e deixou de trabalhar e de quem ficou preso no congestionamento provocado pelo acidente - algo muito comum em Canoas, cidade que é um verdadeiro corredor entre metade do Estado e a capital.
Pelas contas do Ipea - e considerando números corrigidos pela inflação -, um acidente com danos materiais chega a custar direta e indiretamente 5,8 mil reais. Um acidente com lesões corporais custa 31,3 mil reais e um com morte chega a 258,6 mil reais. Parte destes valores corresponde a custos diretos da Prefeitura, como atendimento médico-hospitalar, resgate, danos ao patrimônio público e atendimentos por agentes de trânsito.
Considerando estes itens, o estudo calcula que Canoas teve um gasto direto de 19,8 milhões de reais. O valor é semelhante ao custo anual do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, por exemplo. “Quem se envolve em um acidente sabe que custa caro, mesmo aqueles em que os prejuízos são apenas materiais. Agora montamos uma conta total da cidade para chamar a atenção a que, ao evitar acidentes, motoristas e pedestres ajudam a preservar vidas e também a economia de toda a sociedade”, diz Leandro Machado, coordenador do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!