quinta-feira, 2 de maio de 2013


Secretário de Segurança Pública apresenta ações aos vereadores

E-mailImprimir
Canoas - As ações de prevenção e combate à criminalidade em Canoas foram apresentadas, nesta terça-feira (30/04), pelo secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Pacífico. O Grande Expediente, proposto pelo vereador José Carlos Patricio (PSD), foi acompanhado por representantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal. O secretário enfatizou que o grande diferencial do município nesta área é a integração das forças policiais. Pacífico destacou o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada, através do qual, segundo ele, todos sentam para discutir e definir as ações a serem desenvolvidas.
Entre as medidas adotadas, o secretário abordou a divisão da cidade em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). São quatro áreas territoriais, cada uma com um policial civil, um policial militar e um guarda municipal responsáveis, e quatro especializadas (Homicídios, Furto e Roubo de Veículos, Crimes contra Mulher e Criança e Adolescente). A análise de dados e das medidas adotadas, assim como o planejamento de futuras ações, acontece em reuniões semanais, sempre às terças-feiras. No dia 14 deste mês, o encontro será realizado no Paço Municipal com a presença do prefeito Jairo Jorge.
Sobre o Observatório de Segurança Pública de Canoas, na medida em que houver a implantação de novas tecnologias e ampliação do serviço, novos indicadores passarão a ser monitorados, conforme o secretário. Ele elencou algumas das tecnologias já disponíveis no município, entre elas o vídeo e ao audiomonitoramento (que permite a identificação e geolocalização de disparos de arma de fogo), além de projetos em andamento, como o cercamento eletrônico da cidade, fruto de parceria com o governo estadual.
O maior desafio apontado por Pacífico é a criação do Centro Integrado de Operações e de Defesa Social (CIODES), que englobaria não apenas as polícias civil e militar e a Guarda Municipal, abrindo espaço para outros atores que não estão ligados diretamente à Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e Fiscalização de Trânsito. “Queremos integrar o trabalho de todos esses atores num mesmo local através de uma metodologia operacional”, ponderou o secretário.
Integração
A integração das forças policiais também foi destacada pelo titular do Comando de Polícia Metropolitano (CPM), tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno. “Se não houver essa integração na segurança pública, com certeza iremos perder a guerra contra o crime”, frisou. O comandante apresentou dados da Operação Regresso Seguro, que pretende dar maior segurança à população no retorno do trabalho para casa. As barreiras ocorrem diariamente, entre 18h e 23h. “Já registramos uma redução de 30% nos crimes a mão armada”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!