Cadastre seu Email

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Centro Histórico de São Luís contará com sistema de videomonitoramento

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
2 de abril de 2012 às 17:21

Visando à segurança de centenas de turistas que visitam o Centro Histórico e atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, determinou à Guarda Municipal de São Luís, através do Grupo de Apoio ao Turismo (GAT), que iniciasse um trabalho integrado para melhorar as estruturas daquela área com limpeza urbanística, iluminação pública e segurança. “Vamos implantar um sistema de videomonitoramento em toda a área do Centro Histórico”, disse Luiz Carlos Magalhães.

Ainda segundo o secretário, já foi iniciada a implantação das patrulhas da Guarda Municipal –, uma reivindicação da comunidade à Prefeitura de São Luís, apresentada no programa Cidadania para Todos, na região do Centro. “A presença do guarda municipal proporciona a sensação de segurança de todos, não só do turista, mas também do ludovicense que atua mora ou trabalha naquela região”,acrescentou.

Luiz Carlos lembra que já existe a Companhia de Turismo da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) na região e, agora, existirá, também, equipe da Guarda Municipal de São Luís no Centro. “Estamos fazendo a aquisição de motocicletas para esse fim e, ainda, a implantação do videomonitoramento, que vai estar à disposição do Comando da PMMA, quando estiver instalado”, anunciou.

Videomonitoramento e motos

Esse trabalho de patrulhamento será intensificado nos finais de semana e feriados. Para Luiz Carlos, a ideia é exatamente esta, pois o turista aproveita os feriados e finais de semana para fazer essa visitação. “É importante mantermos esse trabalho de presença da Guarda Municipal no Centro Histórico. Já iniciamos o trabalho específico de patrulhamento a pé, com nossos agentes, e queremos crer que nos próximos meses intensificaremos esse trabalho com a utilização do videomonitoramento e, também, com a aquisição dessas motos”, ressaltou o secretário.

A Guarda Municipal de São Luís vai contar com um Centro de comando e controle dentro da Setur, que será responsável pelo videomonitoramento. Dentro desse espaço haverá uma base do Grupo de Apoio ao Turismo (GAT), que terá um local para fazer suas atividades.

“Mas o patrulhamento mais importante não é a centralização do guarda municipal. Ele tem de marcar presença nas ruas, fazendo esse contato com a comunidade, que é importantíssimo, inclusive, para o aumento da sensação de segurança no Centro Histórico, contribuindo dessa forma para o aumento da vinda de turistas, já que estamos comemorando os 400 anos da capital”, destaca Magalhães.

Segurança preventiva

Para o guarda municipal Francisco José da Conceição Campos, o reinício do trabalho de monitoramento da área do Centro Histórico, mais especificamente na Praia Grande, é de grande importância para a segurança dos ludovicenses e, principalmente, para quem visita São Luís.

A Guarda Municipal de São Luís, via Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT), proporciona à sociedade, segurança preventiva, serviço de informações aos turistas, como localização de teatros, secretarias, praias, hotéis, pousadas e outros; e o GAT está apto a fornecer estas informações a quem nos visita, seja turista brasileiro, estrangeiro, ou pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!