Prefeitura de Niterói assina convênio para armar Guarda Municipal
RIO — A prefeitura de Niterói assina nesta quarta, às 10h, convênio com a Polícia Federal para o uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. A cerimônia acontece no gabinete do prefeito, Rodrigo Neves, um dos principais entusiastas da medida.
— A Guarda não vai enfrentar o narcotráfico, o que é atribuição das polícias estadual e federal. Atuaremos no asfalto — disse Neves em entrevista ao GLOBO-Niterói em novembro de 2014.
A GM de Niterói ainda vai ganhar nova sede até o fim de 2016, com estande de tiros, alojamento, auditório, refeitório e salas de aula para instrução. A prefeitura planeja que um terço da corporação — cerca de 200 guardas — tenha porte de arma.
INICIATIVA POLÊMICA
Após o pedido de Niterói, outras cinco cidades no estado estudaram entrar com pedido para armar suas guardas. A decisão é polêmica e já resultou em diversas críticas de acadêmicos e outros políticos. Eduardo Paes, por exemplo, não acredita que a solução para o problema de segurança pública passe por esta medida.
— Sou contra o uso de armas por guardas municipais. Já existem muitos integrantes de forças de segurança armados: policiais militares, civis e federais, bombeiros e agentes penitenciários — afirmou o prefeito do Rio em entrevista ao GLOBO em junho do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários,críticas,sugestão são bem vendas!