terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Guardas municipais de Santos vão utilizar câmeras portáteis durante a festa da virada

Expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas assistam à queima de fogos na Cidade

27/12/2015 - 15:55 - Atualizado em 27/12/2015 - 16:43
Faltam cinco dias para a festa da virada do ano e a Prefeitura de Santos garante estar com todo o esquema de segurança preparado. O efetivo policial será o maior empenhado em toda a história da festa: 680 homens, a maioria Policiais Militares. O efetivo contará com a tecnologia e uma das novidades será guardas municipais (GMs) com câmeras portáteis.
“Isso inibe o crime e aumenta a ostensividade. O criminoso sabe que está sendo filmado e pensa duas vezes antes de agir. As imagens gravadas também servirão de prova em qualquer ocorrência”, explica o secretário adjunto de Segurança, Bruno Galoti Orlandi.
Seis GMs estarão em pontos da faixa de areia com a câmera acoplada no colete

No total, seis GMs estarão em pontos da faixa de areia com a câmera acoplada no colete. A medida já foi testada em forças tarefas. A quantidade de câmeras portáteis corresponde à quantidade de equipes da corporação na orla.
Além da iluminação dos postes fixos da orla, haverá seis canhões de iluminação de longa distância. Eles ficarão nos postos de serviço da orla, com exceção do Posto 7.
O equipamento será controlado por um Guarda Municipal e um Policial Militar com rádios comunicadores, para ajudar a identificar tumultos na faixa de areia, ou apoiar a iluminação em pontos onde os policiais atendam ocorrências.
Do total de 680 homens empenhados no policiamento, 330 são PMs da Operação Verão e o restante (120) de outras equipes da corporação, como o 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). A Guarda Municipal terá 230 homens na orla, divididos em seis equipes.
De acordo com a Prefeitura, a proporção será de uma dupla de policiais para cada 20 metros da orla. O patrulhamento motorizado contará com 25 carros da PM, além de um ônibus que ficará na região do Ferry Boat para monitorar as balsas para o Guarujá.
A GM também vai dispor de 11 viaturas, 4 quadriciclos, 6 patinetes elétricos e um micro-ônibus. Mais 16 pessoas da Polícia Civil reforçarão os plantões das delegacias e também haverá apoio no patrulhamento com viaturas da corporação nas proximidades da praia.
Esses profissionais da segurança contarão com o suporte das imagens de 136 câmeras de monitoramentos instaladas na orla. O sistema dá 100% de visão do calçadão, orla e vias de acesso à praia.
“Todos os envolvidos estão orientados a garantir a segurança total dos munícipes e das pessoas que nos visitam. A GM, PM e Polícia Civil estão aqui pra trabalhar e preparadas pra isso”, diz Orlandi.
Mais gente
No ano passado, 1 milhão de pessoas acompanharam a festa da virada na orla de Santos. A expectativa da Prefeitura é que este ano o número seja maior, com moradores das cidades vizinhas e turistas de outras regiões do Estado e do País. Isso porque São Vicente e Praia Grande já confirmaram que não haverá queima de fogos no Réveillon. E por causa da crise financeira, turistas trocarão destinos mais caros pelas cidades da Baixada Santista.
Bairros
Com todos os reforços concentrados na praia, a Secretaria Municipal de Segurança garante que os bairros não ficarão desfalcados. “O efetivo fixo da PM para a Cidade sai da orla e faz o patrulhamento nos bairros”, diz Orlandi. No total, Santos tem 600 PMs no quadro efetivo. As 519 câmeras de monitoramento cobrem toda a Cidade, com exceção da Área Continental.
Dicas
  • Não leve joias ou relógio
  • Não leve dinheiro
  • Identifique as crianças com pulserinhas com endereço e contato do responsável
  • Não deixe objetos de valor dentro do carro 
  • Se afaste ao avistar tumulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!